Rádio Câmara

Reportagem Especial

Especial Museu 4 - Museu, uma viagem cultural que seduz da criança ao idoso (05'13'')

26/11/2007 - 00h00

  • Especial Museu 4 - Museu, uma viagem cultural que seduz da criança ao idoso (05'13'')

A REPORTAGEM ESPECIAL DE HOJE É DEDICADA AO PÚBLICO DE 8 A 80 ANOS QUE VISITA MUSEUS.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estima que cerca de 20 milhões de pessoas visitam por ano os 2 mil e 500 museus espalhados pelo país. Esse número vem crescendo anualmente, mas ainda está muito longe do ideal. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, já mostrou que cerca de 70 por cento dos brasileiros nunca entraram num museu.

A escola já desempenha papel fundamental no processo de popularização das instituições museológicas. Estudantes de todo o país são incentivados a visitar esses espaços de preservação da memória, principalmente no intuito de elaborar pesquisas e estudos específicos.

A professora Andrezza Trípodi, que dá aulas de ensino fundamental num colégio particular de Brasília, avalia que a visitação infantil ajuda a formar público para museus.

"Nós temos o hábito de levar sempre as crianças a museus e a exposições de arte pelo contato com a arte em si e pelo resgate da nossa história. Então, eu acho importantíssimo que as crianças tenham acesso para que o aprendizado deles seja palpável, para que eles possam sentir e ver aquilo que eles estão estudando: coisas que estão muito longe da realidade deles, mas que, quando a gente está dentro do museu, eles podem vivenciar aquilo um pouquinho."

"Museu ideológico", (de Branco Mello e Ciro Pessoa, com o Coro Infantil da Escola de Música da Rocinha)
"Vamos reunir a patota
Tá na hora de visitar
o museu ideológico"

A menina Beatriz Luíza, que cursa a terceira série no mesmo colégio da professora Andrezza, aprova a iniciativa. Beatriz relembra com entusiasmo a ida ao Museu Memorial JK, um dos mais visitados de Brasília.

"Eu acho que resgata as coisas que fazem história. É muito importante para a nossa cultura. No museu do Juscelino Kubitschek, eu gostei porque ele foi um cara muito importante e a gente pôde saber um pouco da história dele. E achei muitas coisas legais sobre ele."

A descoberta do prazer proporcionado pelo contato com a arte, a memória e a história reunidas num museu contagia as pessoas de oito a 80 anos. Ainda em Brasília, a produção da Rádio Câmara flagrou a primeira visita a um museu feita por um senhor idoso, simples e sedento de conhecimento. Com a palavra, o senhor Matias Barbosa da Silva, nascido no Rio Grande do Norte e ainda maravilhado com a experiência de conhecer o Museu Nacional.

"Achei muito ótimo. Nunca tinha visto o que estou vendo agora, hoje. É muito importante. Ainda não tinha visitado museus. Hoje está sendo a primeira vez que estou fazendo visita nos museus. Conhecer algumas coisas que a gente não tinha visto ainda (é bom) para ter uma noção das coisas lindas que existem no país.

Os museus do Brasil já têm papel consolidado como espaço de pesquisa e de estudos específicos. Agora, o desafio das políticas públicas dos governos federal, estaduais e municipais é no sentido de popularizar as instituições museológicas como espaço de lazer. A universitária Raquel de Oliveira, estudante de psicologia em Belém do Pará, constata que essa estratégia tem tudo para funcionar bem.

"Vim ao museu para conhecer e ver coisas diferentes das de Belém porque o museu de lá é voltado mais para a Amazônia, para a natureza. Aqui, eu estou vendo amostras de quadros. Eu acho que museu é um pouco da história. Vir ao museu é para relembrar os momentos passados, os trabalhos de pessoas que deixaram cultura para a gente. É muito rico estar visitando um museu por isso, porque a gente carrega um pouco da criatividade e da cultura do nosso país."

O site "São Paulo Museus" listou as instituições museológicas mais visitadas na capital paulista. Os destaques são o Museu de Arte de São Paulo, o Masp; a Pinacoteca do Estado; e os Museus da Língua Portuguesa e do Ipiranga. No Rio de Janeiro, os Museus Nacional, Histórico Nacional e de Arte Contemporânea de Niterói também recebem público expressivo, segundo o Observatório dos Museus. O país, no entanto, ainda carece de estatísticas mais consolidadas sobre a visitação a esses espaços democráticos de cultura.

De Brasília, José Carlos Oliveira

A REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE OS MUSEUS TERMINA AMANHÃ COM INFORMAÇÕES SOBRE OS EVENTOS DO ANO QUE VEM, QUE SERÁ INTEIRAMENTE DEDICADO AOS MUSEUS NA IBERO-AMÉRICA.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h