Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Chacina no Rio de Janeiro revolta parlamentares - ( 20' 58" )

04/04/2005 - 19h40

  • Chacina no Rio de Janeiro revolta parlamentares - ( 20' 58" )

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Chacina no Rio de Janeiro revolta parlamentares.
LOC- Reforma tributária não é consenso na Câmara.
LOC- Presidente da Câmara lamenta a morte do Papa.
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- O presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI, participou, hoje, de missa campal em homenagem ao Papa João Paulo Segundo, em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo.
LOC- No sábado à tarde, SEVERINO CAVALCANTI já havia divulgado nota oficial lamentando a perda do Papa, que morreu aos 84 anos.
LOC- O presidente da Câmara lembrou a contribuição de João Paulo Segundo para assegurar a paz mundial e fortalecer a fé cristã nas mais diversas nações. Ele acredita que a luta do Papa ultrapassou as barreiras religiosas.
TEC- SONORA (39”) – Severino Cavalcanti: “Todos nós que somos católicos, e não só os que não são católicos, mas toda a humanidade, acompanha de perto essa situação de angústia, de sofrimento de todos nós, com o sofrimento do nosso Papa. Ele foi uma figura que marcou época, que marcou um tempo, pela sua maneira de ser, pela maneira de levar a mensagem de esperança a todo o povo. Então, o sofrimento não é só dos católicos, o sofrimento é de toda a Humanidade.”
LOC- SEVERINO CAVALCANTI conheceu pessoalmente o Papa em visita ao Vaticano, em 1997, acompanhado de sua esposa, Amélia. O presidente afirmou ainda que o Pontífice será lembrado como grande defensor da família.
LOC- O presidente SEVERINO fará parte da comitiva oficial que vai acompanhar o presidente Lula ao funeral do Papa, na sexta-feira pela manhã. Os presidentes do Senado e do Supremo Tribunal Federal também estarão presentes à solenidade.
LOC- Hoje, o presidente também foi homenageado com a inauguração da Rotatória Deputado Severino Cavalcanti, ligando as Avenidas Aristides de Andrade, Itaguaçu e Júlio Prestes, em Aparecida do Norte.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- ARY KARA do PTB de São Paulo, comunicou que hoje é comemorado o Dia de São Benedito, em Aparecida do Norte, cidade onde o Deputado Severino Cavalcanti morou e de onde sua esposa é natural.
LOC- ARY KARA informou ainda que o Presidente Severino Cavalcanti, recebeu homenagens de mais de 50 Prefeitos da região, do Vale do Paraíba e do litoral norte da Serra da Mantiqueira.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados homenageiam João Paulo Segundo.
LOC- Os trabalhos em Plenário de hoje foram iniciados com um minuto de silêncio, como lembrança pela morte do papa João Paulo Segundo, ocorrida no sábado. A homenagem foi solicitada por GONZAGA MOTA, do PSDB cearense.
LOC- O deputado também lembrou aspectos da vida do líder católico. Filho de uma família polonesa modesta, Karol Wojtila passou momentos difíceis na infância e adolescência.
LOC- GONZAGA MOTA afirmou que, desde que foi escolhido papa, em 15 de outubro de 1978, João Paulo trabalhou pela valorização da família e pela defesa dos direitos humanos e da paz.
LOC- Já o deputado GONZAGA PATRIOTA, do PSB pernambucano, solicitou a realização de sessão solene em homenagem ao papa João Paulo Segundo.
LOC- GONZAGA PATRIOTA lembra que João Paulo Segundo visitou estados do Nordeste e do Sul nas três vezes em que esteve no país. Em sua passagem pelas favelas do Rio de Janeiro, o Papa doou seu anel para arrecadar dinheiro para as famílias pobres.
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB cearense, lembrou que encontrou-se com o papa nas três ocasiões em que o líder da Igreja Católica visitou o Brasil.
LOC- Para MAURO BENEVIDES, os 26 anos de papado ficarão marcados pela dedicação intensa de Karol Wojtila às causas da religião e a questões sociais e políticas.
LOC- Para CHICO RODRIGUES, do PFL de Roraima, João Paulo Segundo foi um símbolo da paz que conseguiu mudar o papel evangelizador da catolicismo, aproximando-se das demais correntes e igrejas, em benefício da humanidade.
LOC- Na opinião de CHICO RODRIGUES, merecem destaque a humildade e a luta pelos valores éticos e morais do Papa. O deputado também acredita que a fé inabalável de João Paulo ficará como exemplo para as futuras gerações.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- OSÓRIO ADRIANO, do PFL do Distrito Federal, afirmou que não apenas os católicos lamentam a morte do Papa. Ele acrescentou que João Paulo Segundo possuía um vigor espiritual que contagiou a todos em suas 104 viagens ao exterior.
LOC- OSÓRIO ADRIANO destaca que o Papa peregrino, como ficou conhecido, percorreu mais de um milhão de quilômetros pelos cinco continentes, reunindo-se com católicos, evangélicos, muçulmanos, budistas e judeus, sempre com a mesma fé e humildade.
LOC- NILSON MOURÃO, do PT do Acre, elogiou o vigor do Papa João Paulo Segundo, demonstrado principalmente nos últimos dias em que lutou contra a morte, insistindo em abençoar a multidão que o acompanhava na Praça de São Pedro.
LOC- ZONTA, do PP, apontou os laços que unem o estado de Santa Catarina ao papa João Paulo Segundo. Ele canonizou Madre Paulina, a primeira santa brasileira, que viveu em Nova Trento.
LOC- O deputado também destaca que a valorização da família foi um dos pilares do mandato de João Paulo Segundo. Na opinião de ZONTA, a família deve ser alvo de políticas de respeito e atenção.
LOC- GERALDO RESENDE, do PPS do Mato Grosso do Sul, afirmou que desde cedo o Papa mostrou aptidão para liderança.
LOC- Quando era jovem, Karol Wojtyla fundou uma companhia teatral em sua cidade e coordenou cursos clandestinos, quando a Polônia vivia os tempos mais sombrios de ditadura, para garantir formação educacional a seus conterrâneos.
LOC- GERALDO RESENDE também anunciou que a comissão externa que acompanha a morte de 17 crianças nas reservas indígenas do Mato Grosso do Sul vai apresentar relatório que aponta as responsabilidades pela tragédia.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Parlamentar cobra mais apoio para cana-de-açúcar nordestina.
LOC- ROGÉRIO TEÓFILO, do PPS, cobrou a retomada do programa de equalização de custos agrícolas da cana-de-açúcar nordestina para fomentar o setor sucroalcooleiro, reduzir as diferenças e estimular a competição do nordeste com o Centro-Sul.
LOC- O deputado também pediu a liberação das emendas individuais e de bancada para viabilizar obras de interesse regional, como o Canal do Sertão e o projeto de irrigação da Barragem de Bananeira que vai combater os efeitos da seca no agreste de Alagoas.
LOC- ROGÉRIO TEOFILO reivindicou ainda a instalação de um campus avançado da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca, e cobrou o incremento do saneamento básico e da infra-estrutura no estado.
LOC- Já o deputado paraense BABÁ solidarizou-se com os servidores das universidades do Rio de Janeiro que reivindicam melhores condições de trabalho. Ele repudiou a atitude da governadora Rosinha Matheus, que ameaçou os servidores com cortes nos salários e retaliações na carreira.
LOC- ÁLVARO DIAS, do PDT do Rio Grande do Norte, afirmou que a arrecadação recorde de impostos no mês de fevereiro justifica a ampliação dos investimentos em ações para combater a seca no Nordeste.
LOC- ÁLVARO DIAS aponta que ações provisórias não solucionam a seca. Ele cita a criação do Banco do Nordeste e da Sudene como exemplos de iniciativas positivas para a região.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- PEDRO FERNANDES, do PTB, chamou a atenção do ministro dos Transportes para o precário estado de conservação da BR-316, que afeta a economia dos estados do Maranhão e Pará.
LOC- PEDRO FERNANDES informou que a estrada tem trechos intrafegáveis, e que a bancada maranhense alocou recursos para a obra no Orçamento da União.
LOC- JOSIAS QUINTAL, do PMDB, apóia a população de Campos dos Goytacazes e dos municípios fluminenses que margeiam a BR-101, e que reivindicam mais segurança na estrada.
LOC- JOSIAS QUINTAL frisou que o Denit deve prestar esclarecimentos a respeito das medidas que estão sendo tomadas para recuperar a rodovia e evitar os acidentes fatais que ocorrem com freqüência na região.
LOC- JÚLIO DELGADO, do PPS, reclamou das más condições das estradas no interior mineiro, que trazem reflexos negativos para a economia local e dificultam o acesso de estudantes aos colégios e faculdades do sul do Estado.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados pedem ajuda para famílias atingidas por enchentes.
LOC- Cerca de 20 mil habitantes dos municípios de Marabá, Redenção, Tucuruí, Parauapebas, Óbidos, Oriximiná e São Félix do Xingu sofrem os efeitos da enchente que atingiu o sul e oeste do Pará. Segundo ZÉ GERALDO, do PT, quatro mil pessoas tiveram que deixar suas casas e estão em abrigos provisórios.
LOC- As equipes de socorro alertam para o risco de doenças. Muitos povoados também estão isolados e 150 pontes foram derrubadas na região. ZÉ GERALDO solicita ao governo federal atenção especial aos municípios atingidos pela chuva.
LOC- ASDRUBAL BENTES, do PMDB do Pará, também apelou ao governo para que socorra a população dos municípios que sofreram com as enchentes dos Rios Xingu, Tocantins, Araguaia e Tacaiúnas.
LOC- ASDRUBAL BENTES também encaminhou requerimento solicitando a constituição de uma Comissão Externa para acompanhar os atos do Executivo destinados a preservar as florestas brasileiras, medida que, segundo ele, já deveria ter sido tomada há anos.
LOC- INÁCIO ARRUDA, do PCdoB do Ceará, registrou a realização do Fórum Alternativo Mundial da Água, que aconteceu em Genebra, entre os dias 17 e 20 de março, e reuniu organizações não-governamentais, governos e parlamentos.
LOC- INÁCIO ARRUDA ressaltou a necessidade do Brasil impor-se nas discussões sobre a gestão da água em todo o planeta, e cobrou o compromisso do presidente Lula em relação à transposição do Rio São Francisco.
LOC- IVO JOSÉ, do PT de Minas Gerais, afirmou que o esgotamento dos recursos naturais merece a reflexão de todos os entes governamentais e representantes da sociedade civil.
LOC- Na opinião de IVO JOSÉ, a escassez de água potável no planeta se dá em razão dos desmatamentos, que são responsáveis pelo esgotamento dos mananciais e da poluição, sobretudo das provocadas pelos rejeitos industriais.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- Seca no sul do país ainda preocupa parlamentares.
LOC- A seca no Rio Grande do Sul já causa prejuízos superiores a cinco bilhões de reais na agricultura. LUIS CARLOS HEINZE, do PP, avalia que a estiagem causa problemas também no comércio, serviço e indústria.
LOC- Os agricultores devem dois bilhões de reais apenas para fornecedores de fertilizantes, defensivos, sementes, combustível, peças e máquinas. LUIZ CARLOS HEINZE parabenizou o Conselho Monetário Nacional, que decidiu prorrogar as dívidas dos produtores rurais afetados.
LOC- VIGNATTI, do PT, anunciou a liberação de um bilhão e 200 milhões de reais para os municípios catarinenses que enfrentam a pior estiagem dos últimos 43 anos.
LOC- VIGNATTI informou que os recursos serão usados para o custeio da safra de inverno, no seguro agrícola, na criação de fundo emergencial para atender o Bolsa Estiagem, e na construção de poços artesianos, redes de distribuição de água e açudes.
LOC- LUIZ COUTO, do PT paraibano, denunciou a concessão de liminares pela justiça para livrar empresas agropecuárias autuadas por emprego de trabalho escravo.
LOC- LUIZ COUTO cobrou a ação imediata do governo federal e do Poder Judiciário para analisar a aplicação da lei nas 163 empresas autuadas pelo Ministério do Trabalho.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- Com a aprovação da Lei de Biossegurança, os plantadores de soja do Paraná deixarão de aplicar oito milhões de litros de agrotóxicos a cada ano, afirmou DILCEU SPERAFICO, do PP. Ele explicou que as sementes modificadas geneticamente são mais resistentes às pragas.
LOC- DILCEU SPERAFICO acrescentou que, agora, o homem do campo necessita de ações como a securitização e recálculo de dívidas, redução de juros e criação de programas para modernizar o agronegócio.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- Vinho faz bem para saúde, afirma deputado.
LOC- FRANCISCO APPIO, do PP gaúcho, ressaltou os benefícios do vinho tinto e do suco de uva para prevenir doenças do coração. Segundo o deputado, o vinho tinto produz enzimas que fortalecem o sistema cardiovascular e evitam o envelhecimento das artérias.
LOC- FRANCISCO APPIO pediu apoio governamental para a Fundação Zerbini, em São Paulo, que realiza pesquisas na área cardiológica.
LOC- CARLOS SANTANA, do PT, parabenizou o presidente Lula pela intervenção federal na saúde pública do Rio de Janeiro. Para ele, o caos da saúde no estado é resultado da falta de uma política séria para melhorar a assistência médico-hospitalar.
LOC- GUILHERME MENEZES, do PT baiano, registrou que o Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, recebeu uma unidade pediátrica de transplante de medula óssea, financiada pelo Grupo Arcelor.
LOC- IVAN PAIXÃO, do PPS sergipano, defendeu projeto que visa aperfeiçoar a Lei de proteção a pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial de saúde mental, para suprir as carências do SUS nesse tipo de tratamento.
LOC- PASTOR AMARILDO, do PMDB do Tocantins, apresentou projeto que dispõe sobre a movimentação financeira da conta vinculada do FGTS para os portadores de doenças degenerativas do sistema neurológico, como o Mal de Parkinson e o de Alzheimer.
LOC- PASTOR AMARILDO também apresentou proposta que penaliza os que vendem, entregam ou fornecem anabolizantes. Ele lembra que o uso da substância tem vitimado jovens em todo o país.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputadas defendem inclusão social de negros.
LOC- ZELINDA NOVAES, do PFL baiano, cobrou mais iniciativas para incrementar a inclusão social dos negros no Brasil, ressaltando que ainda é elevado o número de brasileiros que morrem todos os anos vítimas do racismo.
LOC- ZELINDA NOVAES acrescentou que a qualidade de vida dos afro-descendentes no país ainda é equiparada a de nações muito pobres. A deputada pediu ao governo federal uma definição urgente sobre o Estatuto da Igualdade Racial.
LOC- MARIA DO ROSÁRIO, do PT gaúcho, lembrou que os negros representam 65 por cento da população pobre do país.
LOC- MARIA DO ROSÁRIO saudou o governo Lula por iniciativas como o estabelecimento de cotas para incentivar a inclusão educacional e a criação da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- O Plano Nacional de Juventude já está sendo analisado pela Casa. REGINALDO LOPES, do PT mineiro, informou que uma comissão especial vai estabelecer um conjunto de metas para os próximos 10 anos com relação às políticas públicas para a juventude brasileira.
LOC- CLÁUDIO MAGRÃO, do PPS paulista, propôs que seja elevado de 60 para 200 salários mínimos a competência do Juizado Especial Cível Federal para proceder à revisão dos benefícios dos aposentados.
LOC- CLÁUDIO MAGRÃO argumentou que, atualmente, a demora é de aproximadamente 14 meses e que os juizados especiais podem agilizar os processos de revisões de pensões.
LOC- JOÃO MENDES DE JESUS, do PSL fluminense, protestou contra o projeto de lei que define o afastamento das atividades de religiosos candidatos nos 12 meses anteriores à eleição.
LOC- A proposição alega que os religiosos teriam vantagens em relação a outros candidatos pela proximidade com os fiéis em períodos eleitorais. Mas, segundo JOÃO MENDES DE JESUS, os políticos religiosos não tentam barrar a expressão de qualquer corrente de pensamento.
LOC- WASNY DE ROURE, do PT do Distrito Federal, saudou a igreja evangélica Assembléia de Deus pelos 93 anos de fundação. Segundo o parlamentar, a congregação se destaca pela história de luta em defesa dos interesses da população de baixa renda, estimulando o exercício da fé e da solidariedade entre as pessoas.
LOC- SEVERIANO ALVES, do PDT da Bahia, sugeriu a criação do Prêmio Jorge Amado de Literatura Brasileira. Ele lembra que Jorge Amado é conhecido internacionalmente, e que é justo criar um prêmio que homenageie o escritor.
LOC- TARCÍSIO ZIMMERMANN, do PT, registrou os 13 anos de emancipação política do município de Itapuca, localizado na região serrana do Rio Grande do Sul.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Reforma tributária não é consenso na Câmara.
LOC- ANTONIO CARLOS MAGALHÃES NETO, do PFL da Bahia, afirmou que a Reforma Tributária apresentada pelo governo está fadada ao fracasso. Segundo ele, há uma distância muito grande entre o que desejam os governadores e o que oferece o ministro da Fazenda.
LOC- ACM NETO criticou o ministro, que assumiu o compromisso de aprovar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, e agora já não garante os dois bilhões de reais para as regiões mais pobres, porque isso implicaria em aumento de carga tributária.
LOC- MAX ROSENMANN, do PMDB, afirmou que a proposta de conceder créditos de ICMS a fabricantes de papel destinado à impressão de jornais, livros e revistas, contida na reforma tributária, beneficia apenas a empresa norueguesa Norske Skog, com isenção fiscal da ordem de 100 milhões de reais.
LOC- Segundo MAX ROSENMANN, a proposta traz prejuízos ao estado do Paraná, único produtor nacional de papel jornal, e que já acumula perda de arrecadação com a desoneração das exportações e a imunidade de ICMS nas operações interestaduais de energia elétrica.
LOC- Já o deputado PAULO FEIJÓ, do PSDB fluminense, acredita nas exportações como meio de recuperar a economia, e acha fundamental a participação do BNDES, para proporcionar desenvolvimento com geração de empregos.
LOC- O superávit de 683 milhões de dólares na balança comercial também fez PAULO FEIJÓ propor o debate de idéias que modernizem a estrutura econômica, fortalecendo atividades produtivas e o incentivo às exportações.
LOC- SANDES JÚNIOR, do PP de Goiás, defendeu a adoção de um modelo econômico responsável e politicamente avançado. Ele citou artigo do professor Mangabeira Unger, que afirma que os políticos precisam apresentar ao país, uma alternativa para 2006.
LOC- De acordo com SANDES JÚNIOR, a proposta do professor é que os políticos demonstrem à sociedade que é possível mudar os rumos, trilhando um caminho de desenvolvimento com justiça social.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- RAUL JUNGMANN, do PPS pernambucano, apresentou projeto de resolução que proíbe que aumentos de verba indenizatória, de subsídio dos deputados e da verba de representação de gabinete sejam decididos por meio de ofício.
LOC- Para RAUL JUNGMANN, esses assuntos devem ser apreciados por todos os parlamentares em Plenário, como forma de harmonizar as decisões da Casa com os anseios dos cidadãos.
LOC- JANETE CAPIBERIBE, do PSB do Amapá, protestou que todas as suas emendas parlamentares, propostas desde 2003, não tiveram os recursos liberados pelo governo.
LOC- JANETE CAPIBERIBE lembrou que as emendas individuais e de bancada constituem um direito constitucional. Ela afirma que seu trabalho parlamentar não pode ser prejudicado por contingenciamentos do governo federal.
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- Chacina no Rio de Janeiro revolta parlamentares.
LOC- A Câmara poderá instituir comissão externa para acompanhar a investigação da chacina da Baixada Fluminense. Na quinta-feira da semana passada, 30 pessoas foram mortas em Nova Iguaçu e Queimados.
LOC- A criação da comissão foi solicitada por NELSON BORNIER, do PMDB do Rio de Janeiro. O deputado lamenta que, entre os autores das mortes, já tenham sido identificados seis policiais.
LOC- NELSON BORNIER afirmou que a violência contra os cidadãos mais pobres exige providências urgentes e imediatas do poder público.
LOC- JOSÉ DIVINO, do PMDB do Rio de Janeiro, também lamentou os assassinatos, que vitimaram, homens e mulheres, e sete crianças.
LOC- Segundo JOSÉ DIVINO, as armas utilizadas nas execuções são de uso exclusivo da Polícia Militar do Rio de Janeiro e as suspeitas recaem sobre policiais da própria região.
LOC- B. SÁ, do PPS do Piauí, também está chocado com mais uma chacina no Rio de Janeiro, que acabou vitimando 30 pessoas inocentes, e espalhando medo e terror.
LOC- B. SÁ culpa a política econômica do governo, interessada apenas no superávit primário, pelo crescimento dos bolsões de pobreza e miséria, que levam à marginalidade e à violência.
LOC- Termina aqui o Jornal da Câmara. Ouça agora, as notícias do Tribunal de Contas da União.
TEC- MINUTO DO TCU (1’03”).....
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h