Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Guardas municipais defendem uso de armas.

02/04/2004 - 00h00

  • Guardas municipais defendem uso de armas.

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Guardas municipais defendem uso de armas
LOC- Deputado propõe mudança no acordo com o FMI
LOC- Produtores gaúchos esperam ajuda do Governo para enfrentar a seca
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- LUIZ CARLOS HEINZE, do PP, reivindicou ajuda do Governo para os produtores rurais atingidos pela estiagem no Rio Grande do Sul. O deputado quer a equalização das dívidas.
LOC- Ele acrescenta que é preciso ressarcir as perdas das empresas, cooperativas e do comércio local, que financiou sessenta por cento da safra prejudicada nas cidades atingidas. LUIZ CARLOS HEINZE destaca os prejuízos.
TEC- SONORA (25”) – Luiz Carlos Heinze: “São 224 municípios no Rio Grande do Sul atingidos pela estiagem e também são 121 municípios em Santa Catarina atingidos pela estiagem. Um problema muito sério, com relação às lavouras de soja, às lavouras de milho, a produção de gado leiteiro, a produção de gado de corte. As atividades, enfim, rurais foram duramente atingidas pela questão da estiagem.”
LOC- LUIZ CARLOS HEINZE participa do grupo de deputados e senadores que está intermediando uma saída junto ao governo federal.
LOC- O deputado DARCÍSIO PERONDI, do PMDB gaúcho, também faz parte do grupo e reforça a necessidade da liberação de recursos para os agricultores prejudicados com a seca no interior. Ele comenta as medidas que devem ser adotadas.
TEC- SONORA (40”) - Darcísio Perondi: “A primeira, é recursos imediatos para combater os efeitos do furacão e a falta de água, em especial no Rio Grande do Sul. Segundo, é que os agricultores que terão que pagar o Pronaf, o Pronafinho, a securitização, o Pesa, o Finame, todo custeio e investimento da lavoura possam ter: rebate de cinqüenta por cento no Pronaf e Pronafinho – quem pagou e quem não pagou -; prorrogação das prestações; Proagro imediato; e, também, uma bolsa assistencial aos agricultores mais pobres, como ocorreu no governo anterior.”
LOC- DARCISIO PERONDI também pediu ao governo que libere recursos para ajudar a reconstrução das cidades gaúchas e catarinenses, atingidas, semana passada, pelo ciclone Catarina.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado cobra aumento do salário-mínimo
LOC- PAUDERNEY AVELINO, do Amazonas, leu nota da Executiva Nacional do PFL lembrando que o aumento do salário mínimo para trabalhadores e aposentados e pensionistas, que ganham até dois salários, deve ser concedido pelo governo no dia primeiro de abril.
LOC- A nota do PFL responsabiliza o governo pelos treze meses em que o trabalhador ficará sem aumento. Na opinião de PAUDERNEY AVELINO, ao invés de o governo avançar contra quem ganha até dois salários, deveria cortar gastos com propaganda enganosa e pagamento do Air Bus do presidente.
LOC- GILBERTO NASCIMENTO, do PMDB, está preocupado com o aumento do desemprego em São Paulo, que chegou a 19,8 por cento em fevereiro, o pior resultado desde 1985, de acordo com a Fundação Seade.
LOC- GILBERTO NASCIMENTO reafirmou seu apoio ao governo, mas ratificou a nota do seu partido, que exige a redução da taxa de juros e a retomada do crescimento econômico como fatores primordiais para a distribuição de renda e a geração de emprego.
LOC- SANDRO MABEL, do PL goiano, citou estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário que revela o aumento no pagamento de imposto pelos trabalhadores em 2003, impondo a queda do poder aquisitivo.
LOC- SANDRO MABEL denunciou que os trabalhadores com remuneração mensal a partir de mil e 200 reais estão na faixa de 5 a 6 salários mínimos, e tiveram aumento de carga tributária de 27,8 por cento.
LOC- ANTÔNIO CARLOS BIFFI, do PT, anunciou estudo publicado pelo Sine, que aponta o Mato Grosso do Sul como quinto colocado no ranking de intermediação ao emprego, entre janeiro e outubro de 2003.
LOC- Para ANTÔNIO CARLOS BIFFI o resultado deve servir como estímulo para o governo e para o setor privado apostarem mais no estado, pelo potencial de geração de renda e emprego.
TEC- VINHETA/EDUCAÇÃO...
LOC- Deputado pede reformulação do ensino superior
LOC- PAES LANDIM, do PFL piauiense, defendeu a revisão do sistema de ensino superior, diante dos resultados do Provão. O deputado ressalta que mais da metade das escolas que conseguiram boa média têm autonomia administrativa, didática e financeira.
LOC- PAES LANDIM ressalta que essa realidade comprova a ineficiência das diretrizes adotadas pelo MEC. Segundo ele, a padronização burocrática do MEC, em relação às escolas públicas federais universitárias, tem levado à mediocridade do ensino.
LOC- CORIOLANO SALES, do PFL da Bahia, registrou a criação da Escola de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com sede em Vitória da Conquista. O primeiro vestibular já está agendado para o mês de julho.
LOC- Segundo CORIOLANO SALES, a Escola de Medicina é um fator importante para o desenvolvimento econômico e social daquela região, pois sem dúvida alguma isso propiciará à sua juventude a oportunidade uma formação de qualidade.
LOC- COLBERT MARTINS, do PPS, alerta que 40 por cento das prefeituras da Bahia ainda não prestaram contas do dinheiro recebido do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a merenda escolar.
LOC- COLBERT MARTINS lamentou ainda que 27 municípios respondam a processo no Tribunal de Contas da União sob suspeita de desvio de verbas.
LOC- JOÃO MENDES DE JESUS, do PSL, registrou a visita de trinta alunos da EducAfro, ao Shopping Fashion Mall, em São Conrado, no Rio de Janeiro, onde realizaram um protesto contra o racismo.
LOC- JOÃO MENDES DE JESUS destacou que durante a visita os estudantes confirmaram que o mercado de trabalho impõe dificuldades para contratar os homens e mulheres negros. A ong promove cursos pré-vestibulares para afro-descendentes.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Guardas municipais defendem uso de armas
LOC- NELSON MARQUEZELLI, do PTB, transcreveu o manifesto da Associação das Guardas Municipais de São Paulo e da União Nacional das Guardas Civis do Brasil.
LOC- As entidades defendem a alteração do Estatuto do Desarmamento que proíbe o uso de armas pelas guardas municipais de cidades com menos de cinqüenta mil habitantes. Estima-se que somente em São Paulo 65 por cento das guardas fiquem desarmadas.
LOC- Autor de projeto de lei que prevê a mudança, NELSON MARQUEZELLI ressalta que a proibição dificulta a atuação das guardas, importantes para garantir mais segurança.
LOC- LUIZ COUTO, do PT da Paraíba, lamentou a rejeição do requerimento que prorroga o prazo da CPI do Extermínio no Nordeste.
LOC- Ele atribui o fato a feudos políticos, que, para desviar o enfoque dos casos, questionaram o que era extermínio, querendo classificar quais as mortes que seriam objeto da investigação.
LOC- LUIZ COUTO acredita que a história julgará a omissão do Parlamento sobre o assunto. Ele recorda que, no Brasil, a época do desrespeito ao estado de direito já passou, e acrescenta que a CPI vinha cumprindo esse preceito até esbarrar nos interesses de parte da elite envolvida.
LOC- CARLOS NADER, do PFL fluminense, afirmou que as seções de carta do leitor dos jornais brasileiros confirmam que a falta de segurança é a maior preocupação da sociedade.
LOC- CARLOS NADER enfatiza que é preciso assegurar mais emprego, mais investimentos em cidadania e maior integração entre os governos estaduais e federal para garantir a eficácia dos programas para combater a violência e o crime.
LOC- BERNARDO ARISTON, do PMDB fluminense, comunicou que está colhendo assinaturas para criar uma CPI a fim de investigar as denúncias do ex-chefe do FBI no Brasil, publicadas na revista Carta Capital.
LOC- BERNARDO ARISTON também quer saber do Ministro da Justiça o que ele tem a dizer sobre o assunto, que afeta a soberania brasileira.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Prossegue polêmica sobre o caso Waldomiro Diniz
LOC- O líder do PSDB, CUSTODIO MATTOS, destacou nota do partido, intitulada “Em Busca da Verdade”, que repudia a tese de que a oposição estaria promovendo uma conspiração para prejudicar o governo.
LOC- O documento também afirma que o governo tenta desestabilizar o Ministério Público e a Polícia Federal, retirando do órgão a atribuição essencial de investigação.
LOC- CUSTÓDIO MATTOS quer a criação de CPI para esclarecer os delitos cometidos por Waldomiro Diniz enquanto atuava como funcionário do Palácio do Planalto.
LOC- JUTAHY JÚNIOR, do PSDB baiano, por sua vez, considerou ridícula a afirmação do Ministro da Justiça de que existe uma conspiração contra o governo. Para ele a tese é insustentável, pois o PSDB sempre defendeu a democracia.
LOC- O deputado elogiou o sub-procurador José Roberto Santoro em sua atuação no Acre e no Espírito Santo, na busca e prisão de criminosos.
LOC- JUTAHY JÚNIOR confia que a tentativa da Polícia Federal de intimidar a ação do Ministério Público não vai prevalecer, pois o país deseja a apuração do caso Waldomiro.
LOC- JOSE ROBERTO ARRUDA, do PFL, não considera os casos Waldomiro, Santoro e Buratti responsáveis pela crise em que vive o país. Para ele, a verdadeira crise está na paralisia do governo, no descaso com a saúde, a segurança e o desemprego.
LOC- O representante do Distrito Federal denunciou que, no primeiro trimestre deste ano, o governo aplicou apenas um por cento do orçamento de três bilhões de reais, sendo que 47 milhões foram só para pagar o avião do presidente, comprado no exterior.
LOC- JOSÉ ROBERTO ARRUDA ainda informou que apresentou projeto propondo aumento do salário mínimo de 240 para 320 reais, porque o governo não adotou medida provisória tratando do assunto.
LOC- DANIEL ALMEIDA, do PCdoB baiano, acha patética a tentativa de justificar a reunião de um bicheiro, às três horas da manhã, na Procuradoria da República, com o subprocurador.
LOC- Ele conclui que tentar dar uma dimensão que o fato não tem é rejeitar que o governo tem compromisso com a manutenção das instituições democráticas.
LOC- DANIEL ALMEIDA ainda criticou o senador César Borges que acusa o Controlador-Geral da República, Waldir Pires, de perseguição política a prefeitos do PFL na Bahia, na fiscalização de recursos aplicados pelas prefeituras.
LOC- MARCELO ORTIZ, do PV paulista, refutou a afirmação de que o ministro da Justiça tenha declarado que a conversa do subprocurador José Roberto Santoro com o bicheiro Carlinhos Cachoeira era uma conspiração contra o governo.
LOC- MARCELO ORTIZ apresentou matérias divulgadas na imprensa mostrando que o Ministro Márcio Thomaz Bastos acusou os procuradores, mas em nenhum momento disse que houve conspiração.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Deputado propõe mudança no acordo com o FMI
LOC- B. SÁ, do PPS do Piauí, propôs que o Governo faça um esforço para fazer uma reestruturação do acordo com o Fundo Monetário Internacional, para garantir o investimento no país.
LOC- Ele afirma que outras nações em desenvolvimento, que fizeram mudanças no acordo conseguiram crescimento de até três e meio por cento, enquanto no Brasil o Produto Interno Bruto registrou decréscimo de 0,2 por cento.
LOC- B. SÁ salienta que essa queda representa na prática o aumento do desemprego e da desesperança porque cai o consumo e a produção e cresce a miséria.
LOC- NELSON BORNIER, do PMDB fluminense, por sua vez, afirma que o governo precisa rever sua política econômica. Ele defende a redução da TJLP de 10 para 8 por cento ao ano e reclamou que a diminuição da taxa Selic em 0,25 por cento ainda não teve efeitos positivos para o consumidor.
LOC- NELSON BORNIER salientou que o presidente Lula ainda não cumpriu as promessas de campanha, mas tem tomado medidas importantes, como a desvalorização do real e o monitoramento efetivo do FMI sob a administração pública.
LOC- EDUARDO VALVERDE, PT de Rondônia, afirmou que as diversas crises políticas e econômicas que o país já viveu são fruto de modelos injustos, de uma democracia restrita que não permitiu a inclusão política e social da maioria do povo brasileiro.
LOC- EDUARDO VALVERDE ressalta que o quadro mudou, porque implantou-se um novo Governo. Ele afirma que o Plano Plurianual e o Orçamento da União para este ano apontam um caminho, para que o país sustente a dívida pública, mas também reoriente suas ações governamentais para a maioria da população.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- LUIZ CARREIRA, do PFL baiano, elogiou as alterações feitas pelo Senado à proposta de emenda constitucional que trata dos incentivos fiscais concedidos pelos Estados, embora ainda considere necessário fazer algumas correções.
LOC- Entre as mudanças que propõe está a nova composição e critérios de distribuição para o Fundo de Desenvolvimento Regional e estender a imunidade recíproca às contribuições sociais.
LOC- LUIZ CARREIRA também quer assegurar a correção anual das tabelas do imposto de renda da pessoa física e a desoneração dos produtos destinados ao processo produtivo; e, restituir tributos na eventualidade da circulação de mercadoria não ocorrer.
LOC- RICARDO BARROS, do PP, recriminou o governador do Paraná por abafar a CPI sobre a paralisação do Porto de Paranaguá, que causou prejuízo de 1 bilhão e seiscentos milhões de reais.
LOC- Ele também criticou a ruptura de contratos com empresas estrangeiras, com fins clientelistas. Para o deputado, a notícia desestimula a abertura de novos negócios no Brasil.
LOC- RICARDO BARROS entende que o Presidente Lula precisa fazer com que o governador volte atrás em suas atitudes impensadas, que comprometem o trabalho de atrair investimentos externos.
LOC- RODRIGO MAIA, do PFL, ao destaca audiência pública realizada no Senado para tratar da venda da Embratel, espera que a sede da empresa seja mantida no Rio de Janeiro, onde trabalham doze mil funcionários.
LOC- RODRIGO MAIA espera ainda que não ocorram demissões e pediu a à Claro, que também pertence a Telmex, que repense a saída da empresa do mercado carioca.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado destaca preocupação da Loja Maçônica com a Amazônia
LOC- ALMIR SÁ, do PL de Roraima, destacou a edição da Carta da Amazônia, aprovada durante a Conferência Nacional da Amazônia e Desenvolvimento Sustentável.
LOC- O evento, realizado no último final de semana, foi patrocinado pela Grande Loja Oriente Estadual de Roraima e pela Grande Loja Maçônica de Roraima, com apoio da Grande Oriente do Brasil.
TEC- SONORA (35”) – Almir Sá: “A Carta da Amazônia surgiu com as preocupações em defesa da soberania nacional, a preservação dos municípios em área de fronteira, no caso, demarcação da Raposa Serra do Sol, matéria tão polêmica... A Maçonaria corajosamente vem manifestar ao Brasil a sua preocupação que essa área seja demarcada sim, mas preservando as áreas de fronteira, preservando os municípios, áreas de produção, preservando as estradas, enfim, havendo um consenso que atenda índios e não índios.”
LOC- ALMIR SÁ também ressaltou a preocupação com a defesa nacional; biodiversidade da Amazônia; destinação de recursos federais para órgãos de pesquisa através das universidades da região; e incentivo para o desenvolvimento local.
LOC- GILMAR MACHADO, do PT de Minas Gerais, agradeceu o presidente da Infraero pela liberação de recursos para a ampliação e modernização do aeroporto de Uberlândia, que poderá receber inclusive aviões de carga.
LOC- Segundo GILMAR MACHADO, as obras começam em abril e os oito milhões e trezentos mil reais liberados pelo Governo, vão gerar inicialmente mais de quatrocentos empregos diretos.
LOC- CARLOS SANTANA, do PT fluminense, anunciou a assinatura de contrato pela Petrobrás para a construção da plataforma P-51 no estaleiro da Brasfels, do grupo Fels Setal, em Angra dos Reis, com nacionalização de 70 por cento das obras.
LOC- CARLOS SANTANA disse que o projeto vai gerar dois mil postos de trabalho e reduzirá os índices de desemprego que afetam a zona oeste do Rio de Janeiro.
LOC- MURILO ZAUITH, do PFL, cobrou mais investimentos do governo federal no Mato Grosso do Sul, ressaltando a potencialidade do estado no agronegócio e no turismo.
LOC- Citando estudo da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara, MURILO ZAUITH afirmou que, no ano passado, o governo Lula investiu 37 por cento menos no estado, em relação à media alcançada entre 1995 e 2002.
LOC- DOMICIANO CABRAL, do PSDB, vai pedir ao ministro da Saúde, Humberto Costa, que auxilie o município de Bayeux (baiê), na Paraíba, a comprar o único hospital que existe na cidade.
LOC- DOMICIANO CABRAL explica que o hospital, privado, fechou na semana passada deixando os cem mil habitantes sem atendimento.
LOC- NILTON CAPIXABA, do PTB de Rondônia, cumprimentou a direção e equipe de profissionais do Diário da Amazônia, pela conquista do prêmio Mérito Lojista, de âmbito nacional, recebido em Brasília, no dia 24 de março.
LOC- NILTON CAPIXABA também informou que Rondônia, com um rebanho bovino de dez milhões de cabeças, é considerada área livre da febre aftosa, e pediu mais investimentos do governo no rastreamento do gado para fins de exportação para a Europa.
LOC- GONZAGA PATRIOTA, do PSB de Pernambuco, lamentou o falecimento do agente da Polícia Rodoviária Federal Newton Sérgio de Miranda Medeiros, lotado há dez anos em Petrolina.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputada pede abertura dos arquivos da ditadura
LOC- MARIA DO ROSÁRIO, do PT gaúcho, afirmou que cabe ao governo Lula, a exemplo da Argentina, abrir os arquivos da ditadura militar, divulgando os responsáveis pela violação dos direitos humanos.
LOC- A deputada adverte que nenhuma democracia pode ser construída com o acobertamento desses episódios.
LOC- MARIA DO ROSÁRIO lembrou o Golpe de Estado há quarenta anos, consolidado com atos institucionais para intimidar as gerações que lutavam pela democracia.
LOC- FÁTIMA BEZERRA, do PT do Rio Grande do Norte, lembrou que há quarenta anos ex-prefeito de Natal Djalma Maranhão foi destituído do cargo pela ditadura. A deputada e outros políticos e sindicalistas do estado vão homenagear o ex-prefeito junto com a Assembléia Legislativa.
LOC- FÁTIMA BEZERRA lembrou que Djalma Maranhão foi o único a realizar ações populares na capital, como a campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”. Após um período na prisão em Fernando de Noronha, exilou-se no Uruguai, onde morreu.
LOC- ZARATTINI, do PT paulista, assinalou que o presidente João Goulart foi derrubado pelos acertos e não pelos erros, pois queria construir uma nação justa e soberana, metas também do governo do PT, que, segundo ele, se defronta com as mesmas forças que depuseram Jango.
LOC- ZARATTINI esclarece que o presidente Lula quer formar uma nova geografia comercial com a Índia e a China, e reerguer o Mercosul, contrariando o imperialismo norte-americano.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB do Ceará, destacou editorial do jornal O Globo que apóia as listas pré-ordenadas para tornar as legendas mais autênticas e fortalecer a democracia.
LOC- Ele reclama que as lideranças partidárias adiem o debate do projeto porque algumas bancadas entendem que às listas fechadas fortaleceriam o poder dos caciques políticos.
LOC- MAURO BENEVIDES concorda que a eleição de políticos com grande número de votos mostra que o eleitor coloca a pessoa acima da questão ideológica ou do programa partidário, distorção que seria corrigida com as listas pré-ordenadas.
LOC- CHICO RODRIGUES, do PFL de Roraima, criticou o Senador Romero Jucá Filho por ter declarado que condicionou a aceitação do cargo de vice-líder do Governo no Congresso à promessa de não haver demarcação contínua na reserva Raposa/Serra do Sol.
LOC- Segundo CHICO RODRIGUES, ao senador interessa apenas estar próximo do poder seja qual for o governante.
TEC- VINHETA/ÚLTIMAS NOTÍCIAS...
LOC- Combate à baixaria na TV terá análise psicológica da programação
LOC- O Conselho Federal de Psicologia vai ampliar sua participação na Campanha quem financia a baixaria é contra a cidadania. A informação é do coordenador do projeto, deputado ORLANDO FANTAZZINI, do PT paulista.
LOC- A ampliação do trabalho do Conselho vai permitir que a campanha também faça uma análise do impacto psicológico dos programas da televisão brasileira.
TEC- SONORA (24”) – Orlando Fantazzini : “Até hoje os nossos pareceres quanto aos programas denunciados pelos telespectadores eles sempre desfrutaram de um privilégio, de uma análise na ótica jurídica, legal, mas hoje nós vamos passar a fazer também uma análise do impacto desses programas aos telespectadores, em especial crianças e adolescentes.”
LOC- Segundo ORLANDO FANTAZZINI, o conselho já vinha participando da coordenação da campanha. Agora seus voluntários vão atuar nas coordenações regionais já existentes. Eles também vão ajudar a implantar coordenações nos demais estados.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h