A Voz do Brasil

Comissões acompanham processo sobre duplicação da BR-101

Publicação: 10/02/2003 - 00:00

  • Comissões acompanham processo sobre duplicação da BR-101

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- COMISSÕES ACOMPANHAM PROCESSO SOBRE DUPLICAÇÃO DA BR-101
LOC- DEPUTADOS QUEREM APRESSAR REFORMA POLÍTICA
LOC- RECOMEÇA SINDICÂNCIA SOBRE PINHEIRO LANDIM
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- SERÁ INICIADA AMANHÃ A SINDICÂNCIA QUE INVESTIGARÁ DENÚNCIAS CONTRA O DEPUTADO PINHEIRO LANDIM, DO CEARÁ, ACUSADO DE ENVOLVIMENTO NA VENDA DE HABEAS-CORPUS A TRAFICANTES.
LOC- PINHEIRO LANDIM RENUNCIOU AO MANDATO EM JANEIRO, ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO DE CASSAÇÃO SUGERIDA PELO ENTÃO CORREGEDOR, BARBOSA NETO, DO PMDB DE GOIÁS, GARANTINDO CONDIÇÕES PARA ASSUMIR O NOVO MANDATO, PARA O QUAL FOI ELEITO EM OUTUBRO DO ANO PASSADO.
LOC- MAS, ATENDENDO AO PEDIDO DO NOVO CORREGEDOR, LUIZ PIAUHYLINO, DO PSDB DE PERNAMBUCO, A MESA DIRETORA AUTORIZOU A RETOMADA DO PROCESSO, E FORMOU COMISSÃO DE SINDICÂNCIA, COM QUATRO DEPUTADOS.
LOC- A ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO PROCESSADA PELO DEPUTADO BARBOSA NETO VAI DAR INÍCIO AO TRABALHO DO GRUPO. O PRAZO FINAL PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO É 25 DE FEVEREIRO.
LOC- SE A COMISSÃO CONCLUIR QUE PINHEIRO LANDIM FERIU O DECORO PARLAMENTAR, SERÁ ABERTO PROCESSO DE CASSAÇÃO NO CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS QUEREM APRESSAR REFORMA POLÍTICA
LOC- POMPEO DE MATTOS, DO PDT, ANUNCIOU QUE VAI APRESENTAR PROJETO DE LEI, NO INÍCIO DA SESSÃO LEGISLATIVA, QUE COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, PARA IMPEDIR QUE OS DEPUTADOS ELEITOS MUDEM DE PARTIDO.
LOC- O DEPUTADO GAÚCHO CONDENA AS MUDANÇAS, QUE OCORREM ATÉ MESMO ANTES DA POSSE, E ENTENDE QUE OS PARLAMENTARES SERÃO CONIVENTES COM A SITUAÇÃO SE NÃO ALTERAREM AS REGRAS.
TEC- SONORA (36”) – POMPEO DE MATTOS: “EU DIRIA ASSIM: TROCAR O PARTIDO ANTES DA POSSE É COMO ALGUÉM QUE SE SEPARA DO CASAMENTO DURANTE A LUA DE MEL. OU SEJA, A COISA NEM ACONTECEU AINDA E ELE JÁ TÁ SE SEPARANDO. ISSO É VERGONHOSO E NÓS TEMOS QUE NESTE ANO APROVAR UMA LEI E EU VOU APRESENTAR UM PROJETO NESSE SENTIDO, DIZENDO QUE O DEPUTADO ELEITO, O DEPUTADO QUE TOMAR POSSE NUM PARTIDO... CUMPRIR PELO MENOS TRÊS ANOS DE MANDATO E SÓ NO ÚLTIMO ANO, UM ANO ANTES DA ELEIÇÃO, PELO PRAZO DE UM MÊS, ELE PODERÁ MUDAR DE PARTIDO. OU SEJA, NÃO TEM COMO UM POLÍTICO MUDAR DE PARTIDO QUE NEM MUDA DE ROUPA ÍNTIMA OU MUDA DE CASACO.”
LOC- POMPEO DE MATTOS TAMBÉM DEFENDE UMA AMPLA REFORMA POLÍTICA PARA QUE SEJAM CORRIGIDAS TODAS AS DISTORÇÕES QUE EXISTEM NO PROCESSO POLÍTICO-ELEITORAL, MAS TEME QUE A QUESTÃO SEJA TRATADA APENAS NO DISCURSO, SEM QUE MEDIDAS PRÁTICAS SEJAM TOMADAS.
LOC- NELSON MARQUEZELLI, DO PTB DE SÃO PAULO, APÓIA O FIM DO TROCA-TROCA PARTIDÁRIO.
LOC- PARA MARQUEZELLI O CONGRESSO DEVE DEFINIR UMA AGENDA DE TRABALHOS LEGISLATIVOS QUE INCLUA MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO PARTIDÁRIA E ELEITORAL.
TEC- SONORA (28”) – NELSON MARQUEZELLI: “É PRECISO TRABALHAR A REFORMA POLÍTICA EM CIMA DE PONTOS CONSENSUAIS PARA QUE ELA ANDE, CAMINHE. PRECISAMOS VALORIZAR A ÉTICA POLÍTICA MORALIZANDO O LEGISLATIVO E ACABANDO COM O TROCA-TROCA PARTIDÁRIO. COM UMA AGENDA ESPECÍFICA DA REFORMA PODEREMOS INICIAR ESSA REFORMA JÁ E, CONSEQÜENTEMENTE, JÁ DAR UM RUMO PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DO ANO QUE VEM.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- PSDB VAI APOIAR MUDANÇAS QUE JÁ DEFENDIA, GARANTE DEPUTADA
LOC- YEDA CRUSIUS, DO PSDB GAÚCHO, ASSEGURA QUE O PSDB NÃO VAI ATRAPALHAR O DEBATE E A VOTAÇÃO DE PROPOSTAS APRESENTADAS PELO ATUAL GOVERNO MAS QUE JÁ ERAM DEFENDIDAS PELO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
LOC- A PARLAMENTAR ACREDITA QUE ESTE ANO NÃO HAVERÁ UMA GUERRA NA DISCUSSÃO DOS TEMAS E RESSALTA A NECESSIDADE DE UMA DEFINIÇÃO RÁPIDA SOBRE AS REFORMAS TRIBUTÁRIA E PREVIDENCIÁRIA.
TEC- SONORA (38”) – YEDA CRUSIUS 1: “O IMPORTANTE É DIZER QUE DESTA VEZ É POSSÍVEL QUE A REFORMA TRIBUTÁRIA, ASSIM COMO A REFORMA PREVIDENCIÁRIA, ELA, UMA VEZ VINDO A PROPOSTA DO GOVERNO, ELA ANDE MAIS RÁPIDO. PORQUE NÃO VAI TER UMA OPOSIÇÃO QUASE QUE SELVAGEM AQUILO QUE O GOVERNO ANTERIOR COLOCAVA. NÓS NÃO VAMOS OBSTRUIR OU ATRAPALHAR NADA QUE SEJA FINALMENTE COMPLEMENTAR AS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA E AS PROPOSTAS DE REFORMA PREVIDENCIÁRIA QUE NÓS FIZEMOS ANTES. EU ACHO QUE A POPULAÇÃO PODE ESTAR TRANQÜILA EM RELAÇÃO A ISSO”.
LOC- YEDA CRUSIUS DEFENDE A FORMAÇÃO DE UM PACTO DE GOVERNADORES, PORQUE O ASSUNTO INTERESSA A TODAS AS UNIDADES DA FEDERAÇÃO.
TEC- SONORA (31”) – YEDA CRUSIUS 2: “AGORA NÓS TEMOS REALMENTE QUE RESOLVER A QUESTÃO TRIBUTÁRIA E PARA ISSO NÓS TEMOS QUE VOLTAR A DISCUTIR A CPMF, SE ELA É UM BOM IMPOSTO, SE É UMA BOA CONTRIBUIÇÃO, SE ELA VAI SER DEFINITIVA. NÓS TEMOS QUE FALAR DO IMPOSTO DE RENDA, MAS NÓS TEMOS QUE FALAR SOBRE UM PACTO DE GOVERNADORES. O PACTO DOS GOVERNADORES SERÁ FAVORÁVEL À REFORMA TRIBUTÁRIA E À REFORMA PREVIDENCIÁRIA, DESDE QUE O GOVERNO FEDERAL COLOQUE UMA PROPOSTA QUE CONVENHA A TODOS QUE FAZEM O PACTO FEDERATIVO”.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- SALÁRIO MÍNIMO TEM QUE SER DE CEM DÓLARES, AFIRMA DEPUTADO
LOC- LUIZ BITTENCOURT, DO PMDB DE GOIÁS, DEFENDE QUE O VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO SEJA DE CEM DÓLARES, PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE HÁ OITO ANOS.
LOC- LUIZ BITTENCOURT APÓIA O PROJETO DESDE SEU PRIMEIRO MANDATO E ADVERTE QUE O TRABALHADOR BRASILEIRO NÃO PODE SER RESPONSABILIZADO PELAS DIFICULDADES QUE O PAÍS ENFRENTA NO SETOR ECONÔMICO.
TEC- SONORA (24”) – LUIZ BITTENCOURT: “O GOVERNO TEVE TOTAL CONTROLE DO PROCESSO ECONÔMICO NESSES ÚLTIMOS ANOS. INTRODUZIU MODIFICAÇÕES IMPORTANTES, AMPLIOU, LIBERALIZOU A NOSSA ECONOMIA... PERMITIU A INTROMISSÃO INCLUSIVE DOS BANCOS ESTRANGEIROS E ABRIU DEFINITIVAMENTE A ECONOMIA BRASILEIRA AO CAPITAL FINANCEIRO INTERNACIONAL. AGORA, O SALÁRIO MÍNIMO É UMA VERGONHA. NÓS TÍNHAMOS QUE TER AQUI NO MÍNIMO, NO MÍNIMO, PELO MENOS CEM DÓLARES COMO UM PATAMAR PARA INICIAR A DISCUSSÃO DA RECUPERAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO NO BRASIL.”
LOC- NA OPINIÃO DE LUIZ BITTENCOURT, O GOVERNO DO PT TEM O COMPROMISSO DE ELEVAR O MÍNIMO PARA CEM DÓLARES INICIALMENTE E, POSTERIORMENTE DEFINIR VALORES QUE DÊEM CONDIÇÕES DE DIGNIDADE PARA AS FAMÍLIAS DE TRABALHADORES.
LOC- BITTENCOURT LEMBROU QUE PESQUISAS RECENTES MOSTRAM QUE 54 MILHÕES DE BRASILEIROS VIVEM COM MENOS DE MEIO SALÁRIO MÍNIMO, O QUE CONSIDERA VERGONHOSO.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO VOLTA A PEDIR AMPLIAÇÃO DA ADUTORA DO OESTE
LOC- B. SÁ, DO PPS DO PIAUÍ, ESPERA QUE FINALMENTE A ADUTORA DO OESTE, APÓS CHEGAR A ARARIPINA, NO PIAUÍ, POSSA SER LEVADA A OUTROS MUNICÍPIOS PIAUIENSES. O SISTEMA ABASTECE REGIÕES SECAS DE PERNAMBUCO, COM ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO.
LOC- O DEPUTADO ESTÁ NESSA LUTA HÁ SEIS ANOS E RELATA SEU EMPENHO.
TEC- SONORA (32”) – B. SÁ: “LÁ ATRÁS, QUANDO AINDA ERA MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O MINISTRO GUSTAVO KRAUSE, DE PERNAMBUCO, CONSEGUI DELE QUE NO PROJETO DA ADUTORA DO OESTE FOSSEM TAMBÉM BENEFÍCIOS ALGUNS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE ESTÃO NO TOPO DA SERRA DO ARARIPE, A DEZOITO QUILÔMETROS DE ARARIPINA, COMO É O CASO DE MARCOLÂNDIA E DOIS OU TRÊS QUE ESTÃO NO SOPÉ OCIDENTAL DESTA SERRA, COMO CALDEIRÃO GRANDE E FRANCISCO MACEDO.”
LOC- B. SÁ ACRESCENTOU QUE VAI ENVOLVER O MINISTRO CIRO GOMES NO PROCESSO, PARA QUE A ÁGUA CHEGUE A ESSAS LOCALIDADES.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS ESPERAM A RETOMADA DA DUPLICAÇÃO DA BR-101
LOC- EDINHO BEZ, DO PMDB, DE SANTA CATARINA, CRITICOU O EXCESSO DE BUROCRACIA PARA REALIZAR A DUPLICAÇÃO DA BR-101. ELE RECORDA QUE A OBRA JÁ ENFRENTOU OBSTÁCULOS COM A FUNAI E O IBAMA.
LOC- O DEPUTADO RECLAMA QUE OS PROBLEMAS NÃO SEJAM DETECTADOS COM ANTECEDÊNCIA, PORQUE O PROJETO, EM FASE ADIANTADA, JÁ CRIOU GRANDE EXPECTATIVA NAS COMUNIDADES CATARINENSE E GAÚCHA.
LOC- DE ACORDO COM EDINHO BEZ, O PROCESSO REFERENTE AO TRECHO ENTRE PALHOÇA, EM SANTA CATARINA E OSÓRIO, NO RIO GRANDE DO SUL, PODERIA ORIGINAR UM LIVRO OU UMA NOVELA. ELE EXPLICA QUAIS SÃO AS PROVIDÊNCIAS QUE ESTÃO SENDO TOMADAS PARA AGILIZAR O PROCESSO.
TEC- SONORA (43”) – EDINHO BEZ: “ENTÃO CRIAMOS DUAS COMISSÕES, UMA NO RIO GRANDE DO SUL, FORMADA POR CINCO MEMBROS, UM DEPUTADO ESTADUAL, UM DEPUTADO FEDERAL, UM SECRETÁRIO DE TRANSPORTES E OBRAS, UM SENADOR E UM REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL. OBVIAMENTE QUE NÓS VAMOS CONVIDAR ALGUÉM, UM ESPECIALISTA POR EXEMPLO EM ENGENHARIA PRA PARTICIPAR DA REUNIÃO. DA MESMA FORMA EM SANTA CATARINA, E DIA 21, NO PRÓXIMO DIA 21, ÀS 14 HORAS, AQUI NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES VAMOS TER UMA REUNIÃO ONDE O MINISTRO ADAUTO FARÁ UMA EXPOSIÇÃO DA SITUAÇÃO. PEDIU PARA AS COMISSÕES AGUARDAREM ATÉ ESSE PRAZO E ESTÁ NESSE ÍNTERIM ESTUDANDO O PROCESSO E COM CERTEZA ACREDITAMOS QUE TEREMOS BOAS NOTÍCIAS.”
LOC- EDINHO BEZ ACREDITA QUE O TRABALHO DAS DUAS COMISSÕES VAI SURTIR EFEITO, MAS LAMENTA QUE OS USUÁRIOS DA RODOVIA CONTINUEM ENFRENTANDO O RISCO DE MORTE EM ACIDENTES, ENQUANTO A OBRA ESTÁ PARALISADA.
LOC- O DEPUTADO TAMBÉM ASSINALA QUE PROBLEMAS COMO ATRASO EM COMPROMISSOS E NA ENTREGA DE MERCADORIAS; E DIFICULDADES DE ACESSO A VÁRIOS MUNICÍPIOS PREJUDICAM OS DOIS ESTADOS.
LOC- JÁ O DEPUTADO JORGE BOEIRA, DO PT, QUE INICIA SEU PRIMEIRO MANDATO, ESTÁ OTIMISTA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL EM BENEFÍCIO DE SANTA CATARINA.
LOC- O DEPUTADO, QUE FAZ PARTE DA COMISSÃO QUE ESTÁ ACOMPANHANDO O PROCESSO PARA A CONCLUSÃO DA DUPLICAÇÃO DA BR-101 JUNTO AO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, ESPERA QUE O EDITAL DE LICITAÇÃO DA OBRA SEJA DIVULGADO O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL.
LOC- OUTRA PREOCUPAÇÃO DE JORGE BOEIRA É COM O ENSINO PÚBLICO NO ESTADO. ELE DEFENDE INVESTIMENTOS PARA AUMENTAR A OFERTA NO ENSINO SUPERIOR.
TEC- SONORA (37”) – JORGE BOEIRA: “E QUEREMOS, SIM, QUE SEJA INVESTIDO EM NOSSO ESTADO, NO ENSINO PÚBLICO GRATUITO, EM TODOS OS NÍVEIS. PRINCIPALMENTE NA QUESTÃO DA FEDERALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ALGUMAS REGIÕES. PRINCIPALMENTE A REGIÃO SUL, ONDE DAS VINTE E UMA MIL VAGAS EXISTENTES, NENHUMA É FEDERAL, NENHUMA É PAGA PELO GOVERNO FEDERAL. EVIDENTEMENTE É NECESSÁRIO QUE SE INVISTA EM CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. QUE SE TENHA A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA QUE O ESTADO POSSA SE DESENVOLVER NUM FUTURO PRÓXIMO CADA VEZ MAIS.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO REIVINDICA IGUALDADE NO PAGAMENTO DE ROYALTIES
LOC- DOUTOR HELENO, DO PSDB FLUMINENSE, QUER QUE A PETROBRÁS IGUALE O PAGAMENTO DE ROYALTIES FEITO AOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
LOC- SEGUNDO DOUTOR HELENO, DUQUE DE CAXIAS PERDE UM MILHÃO DE REAIS POR MÊS PORQUE NÃO QUESTIONOU O PAGAMENTO NA JUSTIÇA. ELE EXPLICA OS PROJETOS QUE ESTÁ RELATANDO E QUE TRATAM DO ASSUNTO.
TEC- SONORA (44") – DOUTOR HELENO: “EU ESTOU DESIGNANDO COM OUTROS COLEGAS PARA QUE OS ROYALTIES SEJAM DIVIDIDOS ENTRE TODOS OS MUNICÍPIOS. PRIMEIRO AQUELE MUNICÍPIO QUE TENHA A ARRECADAÇÃO MAIOR, ONDE TENHA A ARRECADAÇÃO PRÓPRIA; DEPOIS DIVIDIDO POR TODOS OS MUNICÍPIOS, PARA QUE HAJA JUSTIÇA, PORQUE SENÃO, O PRÓPRIO BRASILEIRO OU QUALQUER UM ADMINISTRADOR VAI DIZER: O MEU ESTADO, MEU MUNICÍPIO, É UM MUNICÍPIO TÃO POBRE QUE NEM FOI ESCOLHIDO POR DEUS PARA TER PETRÓLEO NA SUA PROFUNDIDADE, NO SEU INTERIOR. ENTÃO, POR ISSO, O ROYALTY TEM QUE SER OLHADO, TEM QUE SER VIGIADO, COMO O PAULO FEIJÓ FAZ LÁ EM CAMPOS, COMO EU FAÇO LÁ EM DUQUE DE CAXIAS, COMO FAZEMOS AQUI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA SER BEM APLICADO.”
LOC- PAULO FEIJÓ, DO PSDB FLUMINENSE, POR SUA VEZ, CRITICA A PREFEITURA DE CAMPOS QUE, SEGUNDO ELE, ESTÁ EMPREGANDO MAL OS RECURSOS QUE RECEBE A TÍTULO DE ROYALTIES PELA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA REGIÃO.
LOC- FEIJÓ RECORDA QUE OS ROYALTIES SÃO UM DOS PRINCIPAIS FOMENTADORES DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO NORTE FLUMINENSE E ESPERA QUE OS ADMINISTRADORES APLIQUEM COM MAIS CUIDADO AS VERBAS QUE RECEBEM.
TEC- SONORA (41”) – PAULO FEIJÓ: “VÁRIOS MUNICÍPIOS ESTÃO APLICANDO BEM ESSES RECURSOS. ESSES RECURSOS SÃO BEM APLICADOS EM MACAÉ, EM QUISSAMÃ, EM SÃO JOÃO DA BARRA E EM OUTROS MUNICÍPIOS, COM TRISTEZA, AGENTE VÊ QUE EXISTE UM GRANDE DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO. E POR FALAR EM DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO, NÓS PODEMOS, INFELIZMENTE, CITAR O MUNICÍPIO DE CAMPOS COMO UM PÉSSIMO EXEMPLO DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS DOS ROYALTIES, PORQUE GRANDE PARTE DESSES RECURSOS, SÃO DESPERDIÇADOS. VÃO PARA O ‘RALO’ DO DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO QUER GARANTIR MAIOR OFERTA DE ENERGIA
LOC- BETO ALBUQUERQUE, DO PSB, SUGERIU AO MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ROBERTO AMARAL, QUE IMPLANTE UMA REDE DE PETRÓLEO E GÁS PARA QUE O PODER PÚBLICO, EM PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA, POSSA PRODUZIR A ENERGIA DE QUE O PAÍS NECESSITA.
LOC- O PARLAMENTAR ACRESCENTA QUE A EXPERIÊNCIA FOI BEM SUCEDIDA NO GOVERNO DE OLÍVIO DUTRA, NO RIO GRANDE DO SUL, E CONSIDERA INADMISSÍVEL QUE OS EQUIPAMENTOS EMPREGADOS NO SETOR TENHAM QUE SER MONTADOS FORA DO PAÍS.
TEC- SONORA (38”) – BETO ALBUQUERQUE: “É ISSO QUE TROUXEMOS AO MINISTRO ROBERTO AMARAL E É ISSO QUE ELE FICOU DISPOSTO A FAZER, SOB COORDENAÇÃO DE SEU MINISTÉRIO, DISSEMINARMOS NO BRASIL UMA ESPÉCIE DE REDE BRASIL. UM CONJUNTO DE REDES, NÃO SÓ PARA ÁREAS DE PETRÓLEO, GÁS, ENERGIA, PARA TANTAS OUTRAS ÁREAS ONDE NÓS VAMOS, DECIDIDO O INVESTIMENTO NA TERMELÉTRICA, DECIDIDO O INVESTIMENTO NA PETROBRÁS, DECIDIDO O INVESTIMENTO NUMA TERMELÉTRICA, OU NA ÁREA DE GÁS OU CARVÃO, VAMOS BUSCAR A INTELIGÊNCIA, A RIQUEZA NA INDÚSTRIA BRASILEIRA, MÃO-DE-OBRA DO NOSSO PAÍS.”
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- DEPUTADA APÓIA SUSPENSÃO DO BANCO DA TERRA
LOC- LUCI CHOINACKI, DO PT CATARINENSE, CONCORDA COM A DECISÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DE SUSPENDER O PROGRAMA BANCO DA TERRA QUE, DE ACORDO COM A PARLAMENTAR, DESENCADEOU CORRUPÇÃO E A ALTA DE PREÇO DOS TERRENOS RURAIS.
LOC- CHOINACKI CONTA QUE O PROGRAMA NÃO DEU CERTO NOS PAÍSES ONDE FOI IMPLANTADO, SERVINDO APENAS PARA QUE OS FAZENDEIROS SE BENEFICIASSEM COM A VENDA DE TERRAS.
TEC- SONORA (22”) LUCI CHOINACKI: “QUE O PROBLEMA DE MERCADO NÃO RESOLVE O PROBLEMA DA TERRA QUE PRECISA TER POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS, DESAPROPRIAÇÃO E ASSENTAMENTOS COM PROGRAMAS DE REFORMA AGRÁRIA, QUE ESSE AÍ NÃO IA RESOLVER. SEGUNDO, QUE A FORMA QUE ESTAVA SENDO FEITA, ELE TINHA SUSPEITA DE CORRUPÇÃO.”
LOC- LUCI CHOINACKI DENUNCIA QUE O BANCO DA TERRA FOI USADO, EM SANTA CATARINA, PARA PRESSIONAR OS ELEITORES A VOTAREM NOS CANDIDATOS VINCULADOS AO GOVERNO ESTADUAL PASSADO. ELA PEDE QUE SEJAM ESTABELECIDOS CRITÉRIOS PARA GARANTIR A LISURA DO PROGRAMA.
TEC- SONORA (20”) – LUCI CHOINACKI: “A SUSPENSÃO DO MINISTRO VEM DE ENCONTRO COM AQUILO QUE AGENTE HISTORICAMENTE JÁ VINHA DENUNCIANDO, QUE ELE PRECISA SER INVESTIGADO, FEITA UMA AUDITORIA NESSE PROGRAMA PORQUE NÃO DÁ, UM PROGRAMA DE ILUSÃO, UM PROGRAMA QUE BENEFICIOU ALGUMAS PESSOAS E QUE AS OUTRAS ESTÃO ATÉ HOJE COM O PAPEL NA MÃO ACREDITANDO QUE IAM RECEBER.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- PROJETO OBRIGA MINERALIZAÇÃO DO SOLO
LOC- FEU ROSA, DO PSDB DO ESPÍRITO SANTO, DEFENDE A APROVAÇÃO DE PROJETO DE SUA AUTORIA QUE PREVÊ A MINERALIZAÇÃO DO SOLO, PRINCIPALMENTE NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE, ONDE O TERRENO É QUALIFICADO COMO TROPICAL.
LOC- FEU ROSA ESCLARECE QUE DURANTE VÁRIOS ANOS HOUVE UM PROCESSO DE LAVAGEM DO SOLO, REDUZINDO A COMPOSIÇÃO MINERAL.
LOC- COM A MINERALIZAÇÃO, A TERRA VAI FICAR MAIS FÉRTIL, MELHORANDO A QUALIDADE DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA E A SAÚDE DA POPULAÇÃO, EXPLICA FEU ROSA, QUE APONTA AS VANTAGENS DA ADOÇÃO DA MEDIDA.
TEC- SONORA (41”) – FEU ROSA: “COM ISSO, NÓS VAMOS INFLUENCIAR GRANDE PARTE DO REBANHO BOVINO, A CARNE BRASILEIRA QUE TEM POUCOS MINERAIS, COM ISSO, NÓS VAMOS INFLUENCIAR O MILHO, FRANGO, SOJA, QUE TEM UM CONSUMO NACIONAL PRATICAMENTE TODO DE PRODUÇÃO DE SOJA NOS CERRADOS DO NORTE DO BRASIL E, CONSEQÜENTEMENTE, NÓS VAMOS FAZER COM A ALIMENTAÇÃO DO BRASILEIRO, ATRAVÉS DOS PRODUTOS QUE VÊEM DE UMA TERRA MINERALIZADA, MAIS RICA EM NUTRIENTES E MICRONUTRIENTES, AGENTE TENHA UMA SAÚDE DO BRASILEIRO BEM MELHOR. É UM GRANDE PROGRAMA DE COMBATE À FOME TAMBÉM, NO BRASIL.”
TEC- VINHETA/PRESIDÊNCIA...
LOC- O PRESIDENTE DA CÂMARA, JOÃO PAULO CUNHA, ESTARÁ HOJE NO PROGRAMA RODA VIVA, DA TV CULTURA/TVE), QUE COMEÇA ÀS VINTE E DUAS HORAS E TRINTA MINUTOS. ELE SERÁ ENTREVISTADO AO VIVO SOBRE OS PRINCIPAIS TEMAS DA AGENDA POLÍTICA.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- A ELEIÇÃO DO DEPUTADO JOÃO PAULO CUNHA PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA CONTINUA REPERCUTINDO ENTRE OS DEPUTADOS.
LOC- PARA DOUTOR HÉLIO, DO PDT PAULISTA, A ELEIÇÃO DE JOÃO PAULO, A EXEMPLO DO QUE ACONTECEU COM LULA, REPRESENTA A VITÓRIA DE UM CIDADÃO HUMILDE QUE PASSA A OCUPAR UM DOS MAIS IMPORTANTES CARGOS DA REPÚBLICA.
TEC- SONORA (20”) – DOUTOR HÉLIO: “SIGNIFICA A IDA PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE ALGUÉM QUE DE FORMA AUTÔNOMA IRÁ LUTAR PELA INDEPENDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, COM RELAÇÃO À PRESIDÊNCIA E OS DEMAIS PODERES, FAZENDO COM QUE AS REFORMAS TÃO NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS SE ACELEREM.”
LOC- DOUTOR HÉLIO ESTÁ OTIMISTA E ACREDITA QUE JOÃO PAULO VAI DESEMPENHAR SUA FUNÇÃO PRESERVANDO A INDEPENDÊNCIA DO PODER LEGISLATIVO.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- PAULO ROCHA, DO PT DO PARÁ, RECONHECE QUE AUMENTOU SUA RESPONSABILIDADE NO DESEMPENHO DE MAIS UM MANDATO, PORQUE SEU PARTIDO AGORA ESTÁ NO PODER.
LOC- PAULO ROCHA AFIRMA QUE VAI AJUDAR LULA A GOVERNAR O PAÍS E CONTINUAR LUTANDO PELOS DIREITOS DOS TRABALHADORES, MAS TAMBÉM VAI BUSCAR O DESENVOLVIMENTO DE REGIÕES COMO A AMAZÔNIA.
TEC- SONORA (30”) – PAULO ROCHA: “QUERO VOLTAR O MEU MANDATO, DEDICADO CADA VEZ MAIS A DIMINUIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS, MAS PRINCIPALMENTE AS DESIGUALDADES REGIONAIS, NO QUE TRATA AO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA. MEU MANDATO, PORTANTO, DARÁ PRIORIDADE NESSA QUESTÃO DO DEBATE SOBRE UMA VISÃO DE DESENVOLVIMENTO QUE INCLUA A MAIORIA DOS TRABALHADORES , DOS PEQUENOS PRODUTORES E DOS MÉDIOS PRODUTORES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PAÍS, PRINCIPALMENTE DA NOSSA REGIÃO AMAZÔNICA.”
LOC- TERMINA AQUI O JORNAL DA CÂMARA. OUÇA AGORA, AS NOTÍCIAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
TEC- MINUTO DO TCU (1’08”).....
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h

facebook twitter spotify podcasts apple rss

Todas as Edições