Rádio Câmara

A Voz do Brasil

MINISTÉRIO DAS CIDADES É APROVADO

30/01/2003 - 00h00

  • MINISTÉRIO DAS CIDADES É APROVADO

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- MINISTÉRIO DAS CIDADES É APROVADO
LOC- DEPUTADO COBRA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS
LOC- MOBILIZAÇÃO PODE DERRUBAR VETO AO REFIS
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- O GOVERNO PODE ENFRENTAR UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA CONTRA O VETO PRESIDENCIAL À MEDIDA PROVISÓRIA DA MINIRREFORMA TRIBUTÁRIA, QUE PREVIA A REABERTURA DO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL DAS EMPRESAS.
LOC- A INFORMAÇÃO É DO DEPUTADO AUGUSTO NARDES, DO PPB GAÚCHO. ELE EXPLICA QUE A DECISÃO DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE, NO FINAL DO ANO PASSADO, ATENDENDO SOLICITAÇÃO DO ATUAL MINISTRO DA FAZENDA, ANTONIO PALOCCI, É CONSTRANGEDORA.
LOC- O PARLAMENTAR LEMBRA QUE HOUVE NEGOCIAÇÃO ENTRE O CONGRESSO E O GOVERNO, COM AVAL DO PT E DO PSDB; E QUE A REABERTURA DO REFIS, A AMPLIAÇÃO DO SIMPLES E A ISENÇÃO DE PIS E COFINS PARA O ATO COOPERATIVO FORAM ANUNCIADAS PARA TODO O PAÍS.
LOC- O ASSUNTO FOI DISCUTIDO POR AUGUSTO NARDES EM AUDIÊNCIA COM O MINISTRO DA CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU.
TEC- SONORA (38”) – AUGUSTO NARDES: “O MINISTRO DISSE QUE VAI LEVAR AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, LULA DA SILVA, A REABERTURA DA DISCUSSÃO SOBRE A MATÉRIA E TAMBÉM DISSE QUE VAI SE REUNIR COM O MINISTRO PALOCCI. PORTANTO, EU ENTENDO QUE A AUDIÊNCIA FOI FRUTÍFERA, NO SENTIDO DE QUE O GOVERNO DEU UM SINAL DE DIÁLOGO, DE ABERTURA. ISTO FACILITA PORQUE NÓS NÃO QUEREMOS CRIAR UM CONFRONTO NO INÍCIO DO MANDATO, MAS SE FOR NECESSÁRIO, FAREMOS ESSA MOBILIZAÇÃO PARA DERRUBADA DO VETO, SE NÃO HOUVER SENSIBILIDADE POR PARTE DO GOVERNO AO ACORDO FEITO COM TODOS OS PARTIDOS NO CONGRESSO NACIONAL.”
LOC- SE NÃO HOUVER RESPOSTA, AUGUSTO NARDES ACREDITA QUE A MOBILIZAÇÃO DEVE ACONTECER NO INÍCIO DO MÊS DE MARÇO.
LOC- LUIZ CARLOS HAULY, DO PSDB DO PARANÁ, TAMBÉM É FAVORÁVEL À DERRUBADA DO VETO PRESIDENCIAL À MEDIDA PROVISÓRIA NÚMERO 66, PORQUE PERMITE A ABERTURA DO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO SIMPLES APENAS PARA OS AGENTES DE VIAGEM E TURISMO.
LOC- O TEXTO APROVADO NO CONGRESSO INCLUÍA NOVE CATEGORIAS. SEGUNDO LUIZ CARLOS HAULY A MEDIDA COLOCA EM RISCO MILHÕES DE EMPREGOS NO PAÍS.
TEC- SONORA (46”) – LUIZ CARLOS HAULY: “EU QUERO CONVOCAR O BRASIL TODO, O CONGRESSO NACIONAL, PARA DERRUBAR OS VETOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 66. NÃO SÓ RELATIVAMENTE AO SIMPLES, MAS TAMBÉM AO REFIS, MAS TAMBÉM À SOLUÇÃO DO PROBLEMA TRIBUTÁRIO DAS COOPERATIVAS E TAMBÉM AO PROBLEMA DA AGROINDÚSTRIA. NA MEDIDA PROVISÓRIA HOUVE UM VETO QUE VAI AUMENTAR O PREÇO DA COMIDA SE NÃO FOR CORRIGIDO. O GOVERNO LULA TEM QUE DAR EXPLICAÇÃO. ELES ACEITARAM, ELES NEGOCIARAM, E NA PARTE DA COBRANÇA E DO AUMENTO DOS IMPOSTOS, CHAMADA DERRAMA FISCAL, TODA ELA FOI APROVADA NA MEDIDA PROVISÓRIA 66. E A PARTE QUE NÓS CONSEGUIMOS NEGOCIAR, DO SIMPLES, DO REFIS, DA QUESTÃO DAS COOPERATIVAS, FOI VETADA. ENTÃO NÓS TEMOS QUE RESOLVER ESSA QUESTÃO.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO CRITICA VETOS À LEI ANTI-TÓXICOS
LOC- O VETO PRESIDENCIAL À LEI ANTI-TÓXICOS TAMBÉM ESTÁ CAUSANDO PROTESTOS NO CONGRESSO. O DEPUTADO ELIAS MURAD, DO PSDB DE MINAS GERAIS, AFIRMA QUE 40 POR CENTO DO PROJETO FOI CORTADO. ELE RECORDA QUE A MATÉRIA FOI DISCUTIDA NO CONGRESSO POR DEZ ANOS.
LOC- SEGUNDO ELIAS MURAD, O VETO RETIRA UM DOS PONTOS PRINCIPAIS DA LEI, QUE FOI APROVADA POR UNANIMIDADE, QUE É A PREVISÃO DE PENAS ALTERNATIVAS PARA O USUÁRIO QUE NÃO TRAFICA.
TEC- SONORA (47”) – ELIAS MURAD: “PELA LEI ATUAL, ELE PODERÁ LEVAR DE SEIS MESES A DOIS ANOS DE CADEIA. E O QUE NÓS PROPOMOS NO NOSSO PROJETO, QUE FOI VETADO? QUE O USUÁRIO DE DROGAS LEVE UMA PENA CHAMADA PENA RESTRITIVA DE DIREITOS. QUER DIZER, ELE PERDE ALGUNS DE SEUS DIREITOS CIVIS. PERDE, POR EXEMPLO, O DIREITO DE DIRIGIR. PODE PERDER UMA OUTRA, A QUESTÃO POR EXEMPLO DAS FACILIDADES, OU DA DOCUMENTAÇÃO PARA PRESTAR EXAMES, COMO VESTIBULAR, ETC, DURANTE UM PERÍODO, DURANTE UM CERTO PERÍODO. E TAMBÉM SE EXPÕE O PROJETO QUE ELE PODERÁ PRESTAR UM SERVIÇO À COMUNIDADE. EM VEZ DE SER PRESO, PRESTARÁ UM SERVIÇO COMUNITÁRIO. PODE PAGAR TAMBÉM UMA MULTA. O JUIZ DETERMINARÁ.”
LOC- ELIAS MURAD ESCLARECE QUE O PROJETO ATUALIZA A LEGISLAÇÃO, MAS NÃO DESCRIMINALIZA AS DROGAS, JÁ QUE O USUÁRIO AINDA TERIA QUE CUMPRIR PENAS OU FREQÜENTAR PROGRAMAS PARA TRATAMENTO.
TEC- VINHETA/EDUCAÇÃO...
LOC- DEPUTADO DESTACA PRIORIDADES DO GOVERNO PARA EDUCAÇÃO
LOC- JAVIER ALFAYA, DO PCDOB DA BAHIA, AFIRMA QUE A EDUCAÇÃO SERÁ UMA DAS PRIORIDADES DO NOVO GOVERNO, DESTACANDO COMO PRINCIPAIS FRENTES A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO, A GARANTIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE QUALIDADE E A RETOMADA DA POSIÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.
LOC- O PARLAMENTAR DEFENDE A CONSTRUÇÃO DE NOVAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E A AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS NOTURNOS E DO NÚMERO DE VAGAS, DEMOCRATIZANDO O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.
TEC- SONORA (52”) – JAVIER ALFAYA: “A UNIVERSIDADE NÃO É DEMOCRÁTICA APENAS PELA FORMA DE ELEIÇÃO DIRETA OU DEMOCRÁTICA DO SEU REITOR, OU DOS DIRETORES DAS FACULDADES. ISSO É UM ASPECTO DA DEMOCRACIA. EU ACHO ATÉ QUE O ASPECTO MAIS IMPORTANTE, É O ASPECTO QUE AINDA NÃO FOI ATINGIDO, QUE É O ASPECTO DA DEMOCRACIA SOCIAL. QUER DIZER, VOCÊ TORNAR A UNIVERSIDADE FEDERAL, A UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA ACESSÍVEL PARA AS FAIXAS DA JUVENTUDE, OU DOS BRASILEIROS QUE NÃO TÊM ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, PORQUE O SISTEMA GRATUITO, ELE ESTÁ MUITO ARGOLADO, ELE ESTÁ MUITO CERCEADO, ELE ESTÁ MUITO PRESO À CONTENÇÃO DE RECURSOS, DE VERBAS. UMA POLÍTICA QUE FAVORECE A EXPANSÃO DA MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO E DIMINUI, DIGAMOS, AS POSSIBILIDADES DE ACESSO AO ENSINO UNIVERSITÁRIO GRATUITO.”
LOC- JAVIER ALFAYA, QUE ASSUMIRÁ O CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL NA PRÓXIMA LEGISLATURA, AFIRMA QUE UMA DAS SUAS LUTAS SERÁ A INSTALAÇÃO DE MAIS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO, NA BAHIA.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- A LUTA PELA CONSOLIDAÇÃO DA LEI DE COMBATE A EVASÃO ESCOLAR SERÁ UM DOS ALVOS DA DEPUTADA MIRIAM REID, DO PSB DO RIO DE JANEIRO, NA PRÓXIMA LEGISLATURA, QUE COMEÇA DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO.
LOC- ELA É AUTORA DO PROJETO QUE RESULTOU NA LEI, DETERMINANDO QUE A DIREÇÃO DAS ESCOLAS ENVIE A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM MAIS DE 25 FALTAS PARA O CONSELHO TUTELAR, O JUIZ DA COMARCA LOCAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO. MIRIAM REID EXPLICA A IMPORTÂNCIA DA MEDIDA.
TEC- SONORA (53”) – MIRIAM REID: “NÓS PRECISAMOS CONSOLIDAR A IMPLANTAÇÃO DESSA LEI NO PAÍS. É UM MECANISMO UNIFORME DE CONTROLE DAS FALTAS DOS ALUNOS PARA COMBATER A EVASÃO ESCOLAR. ENTÃO EU VOU FAZER UM TRABALHO DIRETO COM OS PROFESSORES. NÓS JÁ TEMOS UM FILME, QUE EU VOU TENTAR REPRODUZIR PARA AJUDAR NAS ESCOLAS: “NENHUM A MENOS”, QUE RETRATA A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DO ENSINO PARA SE COMBATER A EVASÃO ESCOLAR. E ALÉM DESSE CONTATO DIRETO COM OS PROFESSORES, NÓS VAMOS TAMBÉM ATUAR JUNTO AOS PREFEITOS, AOS GOVERNADORES NO SENTIDO DE COLOCAR ESSA LEI EM PRÁTICA. ATRAVÉS DESSA LEI, QUER DIZER, A CRIANÇA QUE FALTAR 25 DIAS, ELA VAI SER RELACIONADA PARA O JUIZ OUVIR OS PAIS SOBRE O MOTIVO DESSAS FALTAS”.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS APROVAM MINISTÉRIO DAS CIDADES
LOC- RONALDO VASCONCELOS, DO PL MINEIRO, ENTENDE QUE A INSTITUIÇÃO DO NOVO MINISTÉRIO DEMONSTRA A VOCAÇÃO MUNICIPALISTA DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.
LOC- NA OPINIÃO DE RONALDO VASCONCELOS, O ÓRGÃO VAI PODER ENFRENTAR QUESTÕES IMPORTANTES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DOS GRANDES CENTROS URBANOS, COMO SANEAMENTO BÁSICO E TRANSPORTE COLETIVO.
TEC- SONORA (45”) – RONALDO VASCONCELLOS: “O MINISTÉRIO DAS CIDADES É UM MINISTÉRIO PARA MOSTRAR A VOCAÇÃO MUNICIPALISTA DO PRESIDENTE LULA. EU ACHO QUE AÍ ACERTOU-SE EM CHEIO. VÃO SER CONCENTRADAS NESSE MINISTÉRIO DAS CIDADES, A QUESTÃO IMPORTANTE DOS TRENS URBANOS DAS NOSSAS MAIORES CIDADES, DAS NOSSAS MAIORES CAPITAIS. A QUESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO. O BRASIL PRECISA PASSAR DE ÍNDICES DEFICIENTES PARA ÍNDICES QUE NOS DÃO ORGULHO DE SERMOS BRASILEIROS. ENTÃO EU ACHO QUE NA QUESTÃO DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES FOI UM ACERTO DO PRESIDENTE LULA. FOI UM ACERTO DO GOVERNO, ENTREGUE A ALGUÉM QUE TEM EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA QUE É O EX-GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL, OLÍVIO DUTRA QUE MONTOU UMA EQUIPE COMPETENTE TAMBÉM. É BOM QUE AS PESSOAS ENTENDAM ISSO”.
LOC- JÁ O DEPUTADO PEDRO FERNANDES, DO PTB, ANUNCIOU QUE O GOVERNO DO MARANHÃO ESTÁ CRIANDO A SECRETARIA DAS CIDADES, PARA DAR APOIO ÀS PREFEITURAS DO INTERIOR.
LOC- PEDRO FERNANDES, QUE TAMBÉM APLAUDE A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES, INFORMOU QUE A PROPOSTA DO NOVO ÓRGÃO ERA UMA DAS REIVINDICAÇÕES DA ÚLTIMA CONFERÊNCIA DAS CIDADES, REALIZADA PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA CÂMARA.
TEC- SONORA (40”) – PEDRO FERNANDES: “O PRESIDENTE LULA ATENDEU ESSA REIVINDICAÇÃO DA COMISSÃO E MAIS DO QUE ISSO, COLOCOU NO MINISTÉRIO UMA PESSOA ALTAMENTE COMPETENTE E DE PESO QUE É O GOVERNADOR OLÍVIO DUTRA, QUE TEM EXPERIÊNCIA COM ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, QUE FOI PREFEITO, QUE FOI GOVERNADOR, QUE ESTÁ TRAZENDO PARA O MINISTÉRIO ALGUNS ÓRGÃOS COMO DENATRAN, TRAZENDO TODA QUESTÃO DA HABITAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA; TRAZENDO A QUESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO. NÓS TAMBÉM ESTAMOS CRIANDO LÁ NO MARANHÃO A SECRETARIA DAS CIDADES PARA FICAR EM SINTONIA COM O MINISTÉRIO E TENTAR NÃO SÓ FINANCIAR ALGUNS PROJETOS NESSA ÁREA, COMO TAMBÉM DAR O APOIO NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS PARA AS PREFEITURAS DO INTERIOR”.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O NORDESTE PODE REDUZIR DESIGUALDADES
LOC- BENITO GAMA, DO PMDB DA BAHIA, AFIRMOU QUE O NORDESTE TEM GRANDE EXPECTATIVA EM RELAÇÃO À POLÍTICA INDUSTRIAL DO GOVERNO LULA PARA A REGIÃO.
LOC- BENITO GAMA ESPERA QUE O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, CIRO GOMES, COLABORE PARA A DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS E IMPLANTE PÓLOS INDUSTRIAIS COMPETITIVOS E COM BASE TECNOLÓGICA NA REGIÃO NORDESTE, GERANDO DESENVOLVIMENTO E EMPREGO.
TEC- SONORA (32”) – BENITO GAMA: “NÓS NÃO PODEMOS CRUZAR OS BRAÇOS E PERMITIR QUE A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DOS MUNICÍPIOS E DOS ESTADOS SEJA A PORTA DE SAÍDA DE SEUS FILHOS PARA ESTUDAR E TRABALHAR EM SÃO PAULO. NÃO. NÓS TEMOS QUE CRIAR UMA POLÍTICA INDUSTRIAL PARA O NORDESTE, EU ACHO QUE O PRESIDENTE LULA, E SEU MINISTÉRIO E SEU GOVERNO, TÊM ESSE COMPROMISSO. ELE COMO NORDESTINO, CONHECE OS PROBLEMAS DO NORDESTE, E SEM DÚVIDA ALGUMA, NÓS HAVEREMOS DE CONTRIBUIR, TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA, PARA FAZER UMA POLÍTICA INDUSTRIAL ONDE GERE EMPREGO E RENDA NOS ESTADOS E NAS CIDADES ONDE AS PESSOAS NASCEM, CRESCEM, ESTUDAM, CONVIVEM COM SUAS FAMÍLIAS E MORAM.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- CANCELAMENTO DA DUPLICAÇÃO DA BR-280 GERA PROTESTOS
LOC- VICENTE CAROPRESO, DO PSDB, RELATANDO A SITUAÇÃO DA BR-280, LAMENTOU A PARALISAÇÃO DA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA. SEGUNDO O DEPUTADO, A MANUTENÇÃO É IRREGULAR, E PROVOCA PREJUÍZOS PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DO NORTE E NORDESTE DE SANTA CATARINA.
TEC- SONORA (47”) – VICENTE CAROPRESO: “A PREVISÃO DA DUPLICAÇÃO DA 280, DE SÃO FRANCISCO ATÉ A CIDADE DE JARAGUÁ DO SUL, ELA FOI INTERROMPIDA EM RAZÃO DE UM PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, QUE PROÍBE, QUE VEDA, O USO DE VERBAS DO ORÇAMENTO PARA A ELABORAÇÃO DOS PROJETOS, JÁ QUE ESSA VERBA DO ÚLTIMO ORÇAMENTO ERA TÃO SOMENTE PREVISTA PARA OBRAS. OU SEJA, PARA EXECUÇÃO DE OBRAS, PARA INVESTIMENTO. O QUE NOS CAUSOU UMA ESTRANHEZA, E UMA FALTA DE SENSIBILIDADE REALMENTE DESSA INSTÂNCIA, PORQUE FOI MUITO DIFÍCIL E FOI FEITO UM GRANDE ACORDO DE TODA A BANCADA DE SANTA CATARINA, PARLAMENTAR FEDERAL, OS SENADORES, OS DEPUTADOS, PARA QUE ESSE DINHEIRO SOMASSE QUASE 35 MILHÕES DE REAIS PARA ELABORAÇÃO E PELO MENOS O INÍCIO.”
LOC- DE ACORDO COM VICENTE CAROPRESO AS EMPRESAS QUE JÁ ELABORAVAM O PROJETO NÃO PUDERAM RECEBER POR SEU TRABALHO. ELE COBRA A UNIÃO DA BANCADA CATARINENSE E DOS POLÍTICOS LOCAIS PARA QUE OS RECURSOS DESTINADOS ÀS OBRAS DA BR-280 POSSAM SER UTILIZADOS.
LOC- O PARLAMENTAR, QUE NÃO FOI REELEITO, TAMBÉM AGRADECEU O ELEITORADO PELA CONFIANÇA E REAFIRMOU O COMPROMISSO COM A DEFESA DOS INTERESSES DO ESTADO E DA POPULAÇÃO CATARINENSE.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- DENTRO DE INSTANTES: DEPUTADO PEDE LIBERAÇÃO IMEDIATA DE RECURSOS PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS.
TEC- VINHETA/O OUVINTE QUER SABER....(35”)
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO QUER LIBERAÇÃO IMEDIATA DE RECURSOS PARA MUNICÍPIOS FLUMINENSES
LOC- SIMÃO SESSIM, DO PPB, SOLICITOU QUE O MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL LIBERE IMEDIATAMENTE OS RECURSOS DESTINADOS AOS MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
LOC- O DEPUTADO, QUE ESTEVE EM TERESÓPOLIS, NO FINAL DO ANO PASSADO, LEMBROU QUE QUINZE PESSOAS MORRERAM NO MORRO DO PERPÉTUO E NO BAIRRO GUARANY; E 146 ESTÃO DESABRIGADAS. ELE RESSALTA QUE AS PREFEITURAS ENFRENTAM MUITAS DIFICULDADES.
TEC- SONORA (1’05”) – SIMÃO SESSIM: “NÓS ESTAMOS PEDINDO ESSA AJUDA AO MINISTRO CIRO GOMES, PARA QUE ELE LIBERE DE IMEDIATO ESSES RECURSOS, PORQUE DEMORAM MUITO A CHEGAR NOS MUNICÍPIOS. SÃO ANUNCIADOS, SÃO FEITAS MEDIDAS PROVISÓRIAS, E OS RECURSOS NÃO CHEGAM E AS PREFEITURAS FICAM SEM CONDIÇÕES DE RESOLVER DE PRONTO AS NECESSIDADES QUE DEIXAM A CIDADE EM PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DE SERVIÇO. BASTA LEMBRARMOS QUE FICARAM APENAS NA PROMESSA OS 19 MILHÕES PARA AS OBRAS DE PREVENÇÃO A ENCHENTES E CONTENÇÃO DE ENCOSTAS EM 17 MUNICÍPIOS DA BAIXADA E DAS REGIÕES METROPOLITANAS E REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO. OS RECURSOS QUE PODERIAM EVITAR TRAGÉDIAS COMO A DA MADRUGADA DE ONTEM, ANTEONTEM, NÉ...SERIAM LIBERADOS EM 2001. A ALEGAÇÃO É DE QUE BOA PARTE DOS PREFEITOS NÃO CUMPRIU AS EXIGÊNCIAS COMO A APRESENTAÇÃO DE PROJETOS EMERGENCIAIS. EU, PARTICULARMENTE, ENTENDO QUE SÓ ISSO NÃO JUSTIFICA O TAMANHO DESPREZO PELAS VÍTIMAS DAS CHUVAS.”
LOC- SIMÃO SESSIM ALERTA QUE A SITUAÇÃO É CRÍTICA. ELE ACRESCENTA QUE NA NOITE DE TERÇA-FEIRA E MADRUGADA DE QUARTA, AS CHUVAS MATARAM MAIS OITO PESSOAS EM NITERÓI E NO SUL DO ESTADO, ALÉM DE TER CASTIGADO MAIS 16 MUNICÍPIOS, AUMENTANDO AS MORTES PARA 34, APENAS ESTE MÊS.
LOC- A BAIXADA FLUMINENSE É UMA DAS ÁREAS MAIS PREJUDICADAS, AFIRMOU O PARLAMENTAR, ADVERTINDO QUE A PREVISÃO É DE MAIS CHUVAS NOS PRÓXIMOS DIAS.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS SE DESPEDEM DA CÂMARA
LOC- MARÇAL FILHO, DO PMDB DO MATO GROSSO DO SUL, DESPEDIU-SE DA CÂMARA, EXPLICANDO QUE APESAR DAS PESQUISAS DE OPINIÃO TEREM DEMONSTRADO QUE ELE SERIA REELEITO COMO DEPUTADO, PREFERIU CONCORRER A VICE-GOVERNADOR, PARA SER MAIS ÚTIL AO SEU ESTADO.
LOC- MARÇAL FILHO ACREDITA QUE EXERCEU SEUS DOIS MANDATOS COM DIGNIDADE, HONRANDO A ESCOLHA DE SEUS ELEITORES.
TEC- SONORA (43”) – MARÇAL FILHO: “SEMPRE DIVIDI EM DUAS FRENTES O TRABALHO PARLAMENTAR; AQUELE QUE CHAMO DE O PROPRIAMENTE DITO, APRESENTANDO IDÉIAS EM FORMA DE PROJETOS. FUI O DEPUTADO DE MATO GROSSO DO SUL QUE MAIS PROPOSIÇÕES APRESENTOU NESSE PERÍODO. E VOTANDO MATÉRIAS DE INTERESSE NACIONAL, UTILIZANDO A TRIBUNA POR INÚMERAS VEZES PARA DEFENDER O MEU ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, E FALAR DAS GRANDES QUESTÕES NACIONAIS. OUTRA FRENTE, QUE CHAMO DE OPEROSA, QUE É DE PEREGRINAR DURANTE TODO O TEMPO EM BUSCA DE RECURSOS DA UNIÃO A SEREM APLICADOS EM INFRA-ESTRUTURA, SANEAMENTO, SAÚDE, LAZER, ESPORTES, EDUCAÇÃO, NOS 77 MUNICÍPIOS DE MEU ESTADO, ONDE VIVEM AS COMUNIDADES COM SUAS INÚMERAS DEMANDAS.”
LOC- PADRE JOÃO, DO PDT DE MINAS GERAIS, POR SUA VEZ, AO DESPEDIR-SE DO MANDATO, AFIRMOU QUE ENCARA O EXERCÍCIO DE UM CARGO PÚBLICO COMO UM SACERDÓCIO.
TEC- SONORA (38”) – PADRE JOÃO: “PAUTO A MINHA VIDA PELA VIDA DE CRISTO E PELOS DIZERES E AÇÕES DE JESUS CRISTO QUE SEMPRE SE PREOCUPOU COM OS POBRES, OS PEQUENINOS: VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA; QUE OS COXOS POSSAM ANDAR, OS CEGOS VER ETC. E TODA SITUAÇÃO, NÉ? DE POBREZA, DE EXCLUSÃO JESUS SE PREOCUPOU COM ISSO E O SACERDOTE É O CONTINUADOR DE JESUS NESSE MUNDO, DA SUA OBRA. E PORTANTO, TEM MUITA RAZÃO O QUE O PAPA PAULO II DISSE QUE ATIVIDADE POLÍTICA, DEPOIS DA RELIGIÃO É UMA DAS MAIS NOBRES ATIVIDADES DO HOMEM”.
TEC- VINHETA/EFEITO....(CONTINUAÇÃO)
LOC- MARCELO BARBIERI, DO PMDB, FEZ UM BALANÇO DO SEU TRABALHO NOS ÚLTIMOS DOZE ANOS COMO DEPUTADO. APESAR DE TER OBTIDO CERCA DE 75 MIL VOTOS, O PARTIDO NÃO OBTEVE LEGENDA PARA GARANTIR SUA REELEIÇÃO.
LOC- O PARLAMENTAR LEMBROU SUA ATUAÇÃO NA ÁREA SOCIAL, DESTACANDO SEU EMPENHO PARA CONSTRUIR POSTOS DE SAÚDE NAS CIDADES E ADQUIRIR QUINZE UTIS MÓVEIS, ALÉM DE OUTRAS CONQUISTAS PARA O SISTEMA DE SAÚDE DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO.
TEC- SONORA (54”) – MARCELO BARBIERI: “NÓS CONSEGUIMOS INSTALAR O HOSPITAL DO CORAÇÃO COM VERBA FEDERAL, NO HOSPITAL SANTA CASA DE ARARAQUARA, COM O APOIO DO ENTÃO CÔNEGO CAVALINI, QUE ERA O PROVEDOR, INFELIZMENTE FALECIDO, E QUE HOJE LEVA O NOME DO HOSPITAL DO CORAÇÃO. CONSEGUIMOS ACABAR E CONCLUIR UTI INFANTIL, QUE NÃO HAVIA PELO SUS. CONSEGUIMOS HOSPITAL MATERNIDADE COM LEITOS, QUE HOJE ATENDE 95 POR CENTO DAS MULHERES PELO SUS DA REGIÃO, COM PARTO E NASCIMENTOS, E ATENDIMENTO DA MULHER. E, DA MESMA FORMA, TAMBÉM O HOSPITAL DA SANTA CASA DE BENEFICÊNCIA PORTUGUESA QUE HOJE TEM UMA GRANDE UNIDADE DE TRATAMENTO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, DE EXAMES DE ALTA COMPLEXIDADE QUE NÃO HAVIA NA REGIÃO DE ARARAQUARA E QUE AGORA PASSOU A HAVER NOS ÚLTIMOS ANOS GRAÇAS A VERBAS FEDERAIS QUE DESTINAMOS, BEM COMO TAMBÉM O TRATAMENTO DE DEFEITOS DA FACE, O CDFACE, QUE É UM HOSPITAL QUE TORNAMOS DE UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL.”
LOC- COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA, EM 1992 MARCELO BARIERI PARTICIPOU DA DEFINIÇÃO DO TRAÇADO DO GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA, QUE PASSA POR ARARAQUARA, FORNECENDO GÁS NATURAL PARA TODA A REGIÃO.
LOC- O DEPUTADO INFORMOU AINDA QUE ATUOU NAS ÁREAS DE ESPORTE, DE ASSISTÊNCIA AOS DEFICIENTES FÍSICOS E IDOSOS, DO MEIO AMBIENTE E DE INFRA-ESTRUTURA URBANA.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO APONTA EXPECTATIVAS PARA O NOVO GOVERNO GAÚCHO
LOC- ADROALDO STRECK, DO PSDB, ESTÁ OTIMISTA EM RELAÇÃO AO NOVO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL, GERMANO RIGOTTO, QUE CONTA COM MAIORIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E REPRESENTANTES DE 80 POR CENTO DOS PARTIDOS GAÚCHOS NO GOVERNO.
LOC- O DEPUTADO GAÚCHO ACREDITA QUE O GOVERNO RIGOTTO SERÁ CAPAZ DE CORRIGIR AS DETURPAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR.
LOC- ADROALDO STRECK ACUSA O EX-GOVERNADOR, OLÍVIO DUTRA, DO PT, DE NÃO TER REALIZADO INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA, E DE ANUNCIAR OBRAS REALIZADAS COM RECURSOS FEDERAIS COMO SENDO DE AUTORIA DO GOVERNO ESTADUAL.
TEC- SONORA (43”) – ADROALDO STRECK: “EU NUNCA VI NINGUÉM COM TANTA CAPACIDADE DE FAZER PROPAGANDA, INCLUSIVE SOBRE AQUILO QUE NÃO FEZ, QUE NÃO PRODUZIU. SÃO MESTRES. AÍ FIZEMOS ISSO, FIZEMOS AQUILO, FIZEMOS NÃO SEI O QUÊ. E AÍ BOTAM UM TESTEMUNHAL. UM CIDADÃO LÁ DE NÃO SEI ONDE: ‘OLHA, EU MELHOREI MUITO AQUI, PORQUE O GOVERNO OLÍVIO ME FINANCIOU PELO BANCO DO ESTADO, UM TORNO MECÂNICO, E MAIS NÃO SEI O QUÊ. E ESSA AQUI É MINHA MULHER.’ ‘AH, EU CONSEGUI COMPRAR UMA MÁQUINA DE COSTURA E ESTOU MUITO BEM. É PALAVRA DE GAÚCHO.’ QUE O OLÍVIO TINHA PROMETIDO AQUILO TUDO E DIZIA QUE IA CUMPRIR DURANTE A CAMPANHA, E NO FINAL ERA PALAVRA DE GAÚCHO.”
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h