Rádio Câmara

Salão Verde

“Combustíveis do futuro” têm lei, investimentos e polêmicas

“Combustíveis do futuro” têm lei, investimentos e polêmicas

21/10/2024 - 12h00

  • “Combustíveis do futuro” têm lei, investimentos e polêmicas

Salão Verde destaca a nova Lei dos “Combustíveis do Futuro” (14.993/24), em vigor desde o início de outubro. Lá estão as regras para pesquisa, produção e uso de diesel verde, SAF (combustível sustentável de aviação), biometano, biogás e novos padrões de mistura de etanol. Eles se somam a outros ativos da transição energética, como o hidrogênio verde e as fontes hídrica, eólica e solar. A meta é a substituição gradual dos poluentes combustíveis fósseis, à base de petróleo. O governo prevê redução de 700 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa. Empresários projetam investimentos de R$ 260 bilhões, com alguns projetos já em andamento. Mas o tema também coleciona polêmicas desde análise no Congresso Nacional: ambientalistas suspeitam que algumas regras de captura e estocagem de carbono não sejam tão verdes ou ecológicas quanto pareçam e deputados temem impacto no bolso do consumidor.

Pontos de vista nesta edição. Presidentes: Lula (República) e Arthur Lira (Câmara dos Deputados). Ministro: Alexandre Silveira (Minas e Energia). Sociedade civil: Fátima Torres (Cooperativa de Agricultura Familiar e Economia Solidária) e Letícia Camargo (ambientalista). Empresários: Francisco Gomes Neto (Embraer), Evandro Gussi (UNICA - Indústria da Cana de Açúcar) e Erasmo Batistella (Be8 S/A - Energia Renovável). Deputados: Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Fernanda Melchionna (Psol-RS), Gilson Marques (Novo-SC) e Tarcísio Motta (Psol-RJ).

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.