Reportagem Especial
Imigração: a história de alemães, italianos e japoneses no Brasil - Capítulo 1
19/08/2024 - 08h00
-
Imigração: a história de alemães, italianos e japoneses no Brasil - Capítulo 1
Capítulo 1
A Câmara dos Deputados homenageou as imigrações japonesa, italiana e alemã para o Brasil. Uma forma de destacar o papel dos imigrantes estrangeiros para a formação da sociedade brasileira e as heranças que eles deixaram. Descendentes de italianos e alemães comemoraram datas redondas: 150 anos da vinda dos primeiros italianos e 200 anos dos alemães. A imigração japonesa fez 116 anos. A história da imigração de europeus e asiáticos no Brasil é o tema desta reportagem especial.
Entrevistas nesse capítulo: Paulo Cesar Gonçalves, professor do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Rui Aniceto Fernandes, professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Renato Ishikawa, representante da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa Bunkyo, de São Paulo; e os deputados Pedro Aihara (PRD-MG), Kim Kataguiri (União-SP), Luiz Nishimori (PSD-PR).
A presença dos italianos foi marcante no Sul e Sudeste do Brasil e deixou diversas heranças. Infelizmente, a vinda de europeus para trabalhar aqui também foi estimulada por uma pretensa política de “branqueamento" da população.
Os imigrantes alemães que chegaram ao Brasil foram principalmente para os três estados do Sul, além de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A imigração está completando 200 anos. Entre os séculos 19 e 20, cerca de 250 mil alemães chegaram aqui e foram fundamentais na criação de uma rede de escolas públicas e na luta pela liberdade religiosa.