Reportagem Especial
Imigração: a história de alemães, italianos e japoneses no Brasil - Capítulo 2
20/08/2024 - 08h00
-
Imigração: a história de alemães, italianos e japoneses no Brasil - Capítulo 2
A Câmara dos Deputados homenageou as imigrações japonesa, italiana e alemã para o Brasil. Uma forma de destacar o papel dos imigrantes estrangeiros para a formação da sociedade brasileira e as heranças que eles deixaram. Descendentes de italianos e alemães comemoraram datas redondas: 150 anos da vinda dos primeiros italianos e 200 anos dos alemães. A imigração japonesa fez 116 anos. A história da imigração de europeus e asiáticos no Brasil é o tema desta reportagem especial.
Capítulo 2
A presença dos italianos foi marcante no Sul e Sudeste do Brasil e deixou diversas heranças. Infelizmente, a vinda de europeus para trabalhar aqui também foi estimulada por uma pretensa política de “branqueamento" da população.
Entrevistas nesse capítulo: Rui Aniceto Fernandes, professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Paulo Cesar Gonçalves, historiador da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Karine Boselli, oficial de registro civil; a deputada Julia Zanatta (PL-SC) e o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
Os imigrantes alemães que chegaram ao Brasil foram principalmente para os três estados do Sul, além de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A imigração está completando 200 anos. Entre os séculos 19 e 20, cerca de 250 mil alemães chegaram aqui e foram fundamentais na criação de uma rede de escolas públicas e na luta pela liberdade religiosa.