Rádio Câmara

Salão Verde

Plano de Transformação Ecológica

Plano de Transformação Ecológica

27/05/2024 - 12h00

  • Plano de Transformação Ecológica

Salão Verde detalha o Plano de Transformação Ecológica do Brasil, que ganhou status de urgência após tragédias como a do Rio Grande do Sul. Por meio dele, o governo quer superar o longo atraso no enfrentamento das mudanças climáticas. Estão previstas cerca de 100 ações ligadas à transição energética; descarbonização de setores econômicos poluentes; incentivos à bioeconomia e a sistemas agroalimentares; e adaptação das infraestruturas urbanas aos eventos climáticos extremos. O foco está no desenvolvimento econômico com maior respeito ao meio ambiente. Para reduzir a produção do poluente petróleo, por exemplo, a estratégia prevê gradativa redução de consumo e demanda do produto. O Ministério da Fazenda centraliza a busca de recursos para implementar o plano, que segue a mesma linha de medidas recentemente aprovadas na Câmara dos Deputados, como regulação do mercado de carbono, hidrogênio verde e “combustíveis do futuro”. O quadro “Ecológicas” traz o exemplo prático de Itaipu Binacional, que completa 50 anos com anúncio de reforço nas ações de sustentabilidade ambiental.

Pontos de vista nesta edição: Rafael Dubeux, secretário-executivo do Ministério da Fazenda; Enio Verri, diretor-geral de Itaipu Binacional; e deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Leônidas Cristino (PDT-CE) e Fernando Mineiro (PT-RN).

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.