Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Patricia Roedel afirma que Linguagem Simples não empobrece idioma, mas melhora comunicação

11/12/2023 -

  • Entrevista - Patricia Roedel

Foi aprovado pelo plenário da Câmara projeto que institui a Política Nacional de Linguagem Simples. Patricia Roedel, servidora da Casa e especialista no tema, esclarece que a proposta tem como objeto as comunicações oficiais, mas o texto sugere também que textos oficiais, como leis, tenham versão em linguagem simples. Ela aponta que esta ferramenta visa permitir que o cidadão encontre, entenda e use a informação. Patricia Roedel afirma que a linguagem simples não atenta contra as normas gramaticais e não empobrece o idioma e já é utilizada em vários países, tendo, inclusive, normativos internacionais.

Além de mudanças na linguagem em si, ela prevê sugestões para a organização da informação, priorizando e destacando o mais importante, que pode ser evidenciado também com o uso de recursos gráficos. Em relação à adoção da linguagem simples pelo Poder Público, a servidora da Câmara ressalta que é o Poder Judiciário que está mais adiantado.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo