Reportagem Especial

Os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações - Capítulo 5

01/12/2023 - 18h00

  • Os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações - Capítulo 5

Capítulo 1

Até a década de 1960, a vacinação da população brasileira contra diversas doenças era pontual, sem uma coordenação única e, muitas vezes, restrita em termos de área de cobertura. O sucesso de uma campanha de combate à varíola mostrou que a união de esforços era uma boa ideia. E em 1973 foi dado o pontapé inicial do PNI, Programa Nacional de Imunizações.

Capítulo 2

Depois do período mais agudo da pandemia do coronavírus, uma das grandes preocupações das autoridades sanitárias é com a queda da cobertura vacinal para várias doenças. Isso é resultado de um fenômeno que está sendo conhecido como “hesitação vacinal”, ou seja, a dúvida de parte da população em se imunizar.

Capítulo 3

Movimentos antivacinação, que já atuavam antes da pandemia, ganharam força em vários países. A queda na cobertura feita pelos imunizantes trouxe um perigo iminente: a volta de doenças que já estavam erradicadas.

Capítulo 4

Investimentos podem fazer os laboratórios públicos que produzem vacinas reduzirem a dependência dos outros países, um problema que ficou evidente durante a pandemia do Coronavírus.

Capítulo 5

A adesão às diversas vacinas e a consequente proteção contra doenças ganham importância especial quando se fala em um público específico: quem passa por um tratamento de câncer.

Entrevistas nesta edição: Claudia Valente, Coordenadora do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital da Criança de Brasília (HCB); Lorena Diniz, médica responsável pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) do estado de Goiás; infectologista Fabiane Carlesse, do Instituto de Oncologia Pediátrica da Unifesp, Universidade federal do estado de São Paulo; Marlene Oliveira, do Instituto Lado a Lado; Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); Celina Martins, do Instituto Vencer o Câncer; e o deputado [[Weliton Prado]].

 

Produção: Flávio Moraes e João Paulo Florêncio

Edição de Texto: Vera Morgado

Trabalhos Técnicos: Marinho Magalhães

Reportagem: Claudio Ferreira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

Sábado e domingo às 8h30, 13h e 19h30. E nas edições do programa Câmara é Notícia.