Painel Eletrônico

Dep. Patrus Ananias: parlamentar teme que estudo para unificação de programas sociais destrua o Bolsa Família

13/07/2020 - 90h40

  • Entrevista - Dep. Patrus Ananias (PT-MG)

O deputado Patrus Ananias (PT-MG) teme que o estudo para unificar todos os programas sociais, já antecipado pelo governo federal, no âmbito do Ministério da Economia, poderá levar à destruição do Bolsa Família. O parlamentar alerta que a medida poderá restringir os direitos dos destinatários de outras ações, como o Benefício de Prestação Continuada, e estranha a unificação também porque há a possibilidade de que se transforme em um repositório de medidas temporárias, sem o efeito de política de Estado que hoje o Bolsa Família representa.

Segundo Patrus Ananias, a pandemia exige do poder público a manutenção de políticas especiais para anteder as famílias carentes, as pessoas desempregadas, as comunidades mais pobres, os agricultores familiares e também os micro e pequenos empresários, que perderam sua renda por conta da paralisação econômica provocada pelo coronavírus. No entanto, o deputado espera que o auxílio emergencial de R$ 600 seja o ponto de partida para uma discussão mais ampla de um programa de renda mínima permanente, que atinja as famílias abaixo da linha da pobreza a partir de critérios que levem em consideração, além da renda, o nível educacional, as condições de moradia e transporte coletivo, situação de saneamento e outros fatores.

Para bancar um programa que garanta renda permanente às camadas mais favorecidas, Patrus Ananias considera que é necessário rever as prioridades econômicas e sociais do país, com a taxação dos ganhos do mercado financeiro em uma reforma tributária que se reverta em benefícios sociais.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.