Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Debates miram ampliação da representação feminina na política

26/04/2024 -

  • Entrevista - Ana Cláudia Oliveira

Uma agenda voltada para as candidaturas femininas às próximas eleições municipais ocupou a Câmara nesta semana. Na quarta-feira, foram lançados um site e uma cartilha do projeto “De Olho nas Urnas”, uma parceria com a Universidade Federal de Goiás. A coordenadora-geral de Pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política, Ana Cláudia Oliveira, diz que o site armazena resultados de pesquisas, matérias jornalísticas e informações.

A cartilha tem a legislação e tira dúvidas das candidatas. O esforço é para ampliar a representação feminina na política. Ana Claudia enumera as modificações feitas pelo TSE, Tribunal Superior Eleitoral, na legislação, muitas delas a partir de sugestões do observatório. São mudanças sobre o prazo para a distribuição de recursos, a identificação de candidaturas laranjas e o espaço das mulheres na propaganda partidária e eleitoral. Entre as principais barreiras para as candidaturas femininas, ela destaca a falta de acesso a recursos e a violência política de gênero.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo