Painel Eletrônico
Deputado Arnaldo Jardim fala sobre protagonismo do agro brasileiro na COP30
13/11/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Arnaldo Jardim (Cid-SP)
A agricultura brasileira está com um espaço especial em Belém (PA) por conta da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30. A AgriZone está a cerca de dois quilômetros dos espaços oficiais da conferência, na área ocupada pela Embrapa Amazônia Oriental.
Em participação ao vivo no Painel Eletrônico nesta quinta-feira (13), o enviado especial do jornalismo da Câmara dos Deputados à COP30, Cid Queiroz, conversou com o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) diretamente da AgriZone. Jardim é presidente da Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde.
O deputado destacou que o agro brasileiro, por vezes criticado em fóruns internacionais, tem demonstrado que é solução para a sustentabilidade e não vilão.
“Depois de todos os processos de plantio e agora com esse programa de recuperação de áreas degradadas, nós vamos sequestrar carbono, ou seja, nós contribuímos para enfrentar as mudanças climáticas, diminuir a emissão de gases de efeito estufa, fixar o carbono. Aqui uma série de pesquisas está sendo apresentada. Os biocombustíveis também são uma marca muito forte do Brasil. Do mesmo jeito que nós temos a matriz energética renovável, como nós temos aqui, com a presença solar, de eólica, com a presença de energia a partir da biomassa, nós temos a matriz de biocombustível. Não tem nenhum país que tenha.”
Arnaldo Jardim citou aprovações recentes pelo Parlamento nessa área, como a lei do combustível do futuro, o marco regulatório do hidrogênio, o programa de aceleração de transição energética, entre outras.
Dezenas de deputados e deputadas brasileiras estão em Belém para participar dos debates da COP30. Nesta quinta-feira, um dos destaques é a reunião da bancada feminina com a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, em um painel sobre Mulheres, Clima e Poder. Confira a participação especial do repórter Cid Queiroz.
Apresentação - Ana Raquel Macedo