Agropecuária

Proposta classifica irrigação como utilidade pública e interesse social

08/08/2023 - 10:12  

Acácio Pinheiro/Agência Brasília
Imagem ilustrativa de uma plantação sendo irrigada

O Projeto de Lei 399/22 classifica como de "utilidade pública" as obras de infraestrutura de irrigação e de "interesse social" as terras com plantio irrigado, segundo as normas sobre o uso dos recursos hídricos. A proposta em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos no Código Florestal (Lei 12.651/12).

“O atual texto do Código Florestal pode gerar entendimento de que a supressão de vegetação para acúmulo de água para irrigação não é permitida hoje, o que impediria a obtenção do licenciamento ambiental para a implantação de áreas irrigadas”, argumentou o autor da proposta, o ex-deputado Jerônimo Goergen (RS).

“Entre as hipóteses para intervenções em áreas de proteção permanente estão a classificação como obra de utilidade pública ou área de interesse social”, acrescentou Goergen, ao defender as mudanças na legislação. “O objetivo desse projeto é garantir a segurança alimentar e a segurança hídrica do Brasil”, definiu.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rodrigo Bittar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 399/2022

Íntegra da proposta