Meio ambiente e energia

Projeto cria campanha nacional de orientação sobre parvovirose canina

06/09/2023 - 21:24  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Nexus entre bem-estar animal, ambiente e desenvolvimento sustentável. Dep. Bruno Ganem (PODE - SP)
Bruno Ganem, autor da proposta

O Projeto de Lei 2007/23 institui campanha nacional de conscientização sobre a parvovirose canina, para informar a população sobre a transmissão, os sintomas, as formas de prevenção e o tratamento da doença. Conforme o texto em análise na Câmara dos Deputados, a regulamentação caberá ao Poder Executivo.

A parvovirose, transmitida por fluidos de animais doentes, acomete geralmente os filhotes e causa diarreia, vômitos e desidratação, podendo levar o cão à morte. Mesmo depois da cura, há risco de outras complicações. A prevenção se dá por vacina polivalente.

“O melhor é adotar desde cedo medidas preventivas a fim de evitar a infecção”, diz o autor da proposta, o deputado Bruno Ganem (Pode-SP). “Evitar o contato com outros cães antes da vacinação é também uma forma de tentar evitar a doença, e, ao perceber qualquer sintoma, o tutor deve procurar um especialista imediatamente”, orienta o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2007/2023

Íntegra da proposta