Ciência, tecnologia e Comunicações

Projeto define robótica como esporte de competição e de relevância educacional

A disciplina terá de ser ministrada como extracurricular e optativa em toda a rede pública e privada de ensino

15/04/2023 - 14:30  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Sessão Deliberativa. Dep. Luiz Carlos Motta (PL - SP).
Motta: "É necessário implementar recursos de aprendizagem para todos os estudantes da rede de ensino"

O Projeto de Lei 1106/23 define a robótica como esporte de competição e de relevância educacional, obrigando os ministérios do Esporte e da Educação a promover eventos que ampliem os conhecimentos educacionais e esportivos no campo da robótica. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O texto define robótica educacional como a atividade prática que auxilia o aluno a construir o próprio conhecimento por meio de raciocínio lógico.

A proposta também determina que a robótica educacional seja ministrada como componente extracurricular e optativo em toda a rede pública e privada de ensino.

“Em um mundo globalizado, em que a cada dia ocorrem avanços tecnológicos e a robótica e a inteligência artificial são realidades, é necessário implementar recursos de aprendizagem que acompanhem todas essas mudanças, de forma que beneficie todos os estudantes da rede de ensino”, justifica o autor, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP).

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões do Esporte; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Geórgia Moraes

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