Rádio Câmara discute reprodução assistida
20/04/2007 - 10:13
O programa "Trocando Idéias", da Rádio Câmara, discutiu hoje a reprodução assistida no Brasil, serviço que ainda é privilégio de poucos em razão da dificuldade de atendimento nos hospitais públicos e do alto custo nas clínicas privadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 8% a 15% dos casais apresentam algum problema de infertilidade.
A falta de legislação para regulamentar o serviço de reprodução assistida no País é outro problema apontado pelos especialistas. A biotecnologia aplicada em reprodução humana envolve questões éticas, morais, religiosas e jurídicas, o que dificulta um consenso. Na Câmara, estão sendo analisados 13 projetos de lei sobre o assunto. Entre eles, o PL 1184/03, do Senado, que regulamenta a reprodução assistida no Brasil, proíbe a gestação de substituição, a chamada barriga de aluguel, e os experimentos de clonagem radical. Já o PL 5624/05, do deputado Neucimar Fraga (PR-ES), que tramita apensado ao do Senado, cria o Programa de Reprodução Assistida no Sistema Único de Saúde.
O programa de hoje ouviu médicos especialistas em reprodução humana, o deputado Neucimar Fraga, autor de um dos projetos sobre o assunto, um representante da igreja Católica e uma mulher que fez tratamentos para engravidar.
Ouça o 1º bloco do programa
Ouça o 2º bloco do programa
Ouça o 3º bloco do programa
Como acessar a Rádio Câmara
Como retransmitir a Rádio Câmara
Da Redação/ND
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br