Frente do Café pede renegociação de dívidas do setor
18/04/2007 - 17:36
Integrantes da Frente Parlamentar do Café pediram ao ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, a renegociação de dívidas do setor cafeeiro. Eles querem que sejam concedidas aos cafeicultores as mesmas condições para a renegociação prevista no Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa - Lei 9.138/95 e Resolução CMN 2.471/98). Os parlamentares estiveram reunidos ontem com o ministro. A dívida atual do setor hoje é de R$ 920 milhões.
O presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado Carlos Melles (PFL-MG), explicou que os parlamentares pediram ações emergenciais para a recuperação da renda e uma solução para as dívidas dos produtores. Ele informou que os produtores querem medidas de apoio à produção e a criação de estratégias para o incremento de toda a cadeia do setor cafeeiro.
Grupo interministerial
Os líderes e produtores também pediram a criação de um grupo interministerial, assunto que já foi alvo de recente reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e também com o Ministério da Fazenda.
Walfrido dos Mares Guia reconheceu a extensão do problema da cafeicultura nacional e se declarou disposto a atuar para encontrar uma solução para as pendências. "Nos próximos 15 dias vamos planejar uma reunião técnica com os ministérios da Agricultura e da Fazenda para avaliarmos uma solução para o setor".
Além dos parlamentares, também participaram da reunião os presidentes do Conselho Nacional do Café (CNC), Maurício Miarelli, e da Comissão Nacional de Café, Breno Mesquita. Da Redação/PCS
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR