Saúde

Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil é lançada na Câmara

Deputado defende uma abordagem abrangente e integrada para o enfrentamento da doença

27/04/2023 - 16:31  

Divulgação
Bibo Nunes discursa no lançamento da frente parlamentar
Bibo Nunes destacou a importância do diagnóstico precoce

Foi lançada nesta quinta-feira (26) a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil, em cerimônia realizada na Câmara dos Deputados. A frente tem como presidente o deputado Bibo Nunes (PL-RS). O lançamento contou com a presença de diversos parlamentares, profissionais de saúde, representantes de organizações e familiares de crianças que enfrentaram ou enfrentam o câncer.

Bibo Nunes, em seu discurso, ressaltou a urgência de uma abordagem abrangente e integrada para o enfrentamento do câncer infantil, envolvendo o governo, a sociedade civil, a comunidade médica e as famílias das crianças afetadas. Ele destacou a importância de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, a um tratamento adequado, aos cuidados paliativos (caso necessário) e ao suporte psicossocial para as crianças e suas famílias. O parlamentar mencionou ainda a necessidade de promover ações de prevenção. O câncer infantil é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

A frente parlamentar também terá como objetivo a elaboração de projetos de lei e ações voltadas para a sensibilização da sociedade e a mobilização de recursos para o enfrentamento do câncer infantil. A frente buscará o apoio de outros parlamentares e a colaboração de especialistas na área de saúde, dos pacientes e suas famílias e de organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos das crianças com câncer.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.