Política e Administração Pública

Ministro do Planejamento avaliará integração sul-americana

08/03/2007 - 19:58  

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, deverá vir à Câmara para discutir os projetos que são prioritários para o Brasil no âmbito da Iniciativa para Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana (Iirsa).

A sugestão do debate, aprovado na quarta-feira (7) pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, é do deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC). A audiência será realizada em conjunto com a Comissão de Viação e Transportes.

Forte impacto
Segundo o parlamentar, muitos projetos estão sendo negociados no âmbito do Iirsa sem que os representantes dos estados fronteiriços tenham conhecimento. São mais de 300 projetos, disse, que constituem o processo de integração. "São investimentos altíssimos cuja implementação terá impacto muito forte, principalmente na Amazônia", afirmou.

Ilderlei Cordeiro argumenta ainda que pouco tem sido divulgado sobre o assunto. "A opinião pública praticamente desconhece a Iirsa, suas decisões e seu progresso. Ainda assim, desde a sua criação, foram realizadas oito reuniões do Comitê de Direção Executiva da Iirsa", afirma. A última reunião ocorreu em dezembro de 2006, no Equador, e a próxima será realizada no Brasil em 20 e 21 de março.

A Iirsa surgiu em reunião de presidentes da América do Sul realizada em 2000, em Brasília. Os dirigentes decidiram, na época, realizar ações conjuntas para impulsionar a integração política, social e econômica sul-americana, incluindo a modernização da infra-estrutura regional e o estímulo ao desenvolvimento de áreas isoladas.

A data da audiência ainda não foi definida.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.