Região metropolitana de Campinas pode ter universidade
23/02/2007 - 08:50
A Câmara analisa o Projeto de Lei 25/07, do deputado Vicentinho (PT-SP), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal Tecnológica de Hortolândia (SP). De acordo com a proposta, a nova instituição terá entre seus objetivos a pesquisa de soluções tecnológicas para problemas sociais. Será dada ênfase, segundo o texto, às áreas eletrônica, elétrica, mecânica mecatrônica, farmacêutica e alimentícia. Outro objetivo da universidade será a oferta de cursos e programas pedagógicos especiais para formação de professores e especialistas nos vários níveis e modalidades de ensino de acordo com as demandas locais e regionais.
O autor da proposta argumenta que o município de Hortolândia está estrategicamente localizado entre os grandes pólos industriais do País, a 115 quilômetros da capital paulista e dentro da Região Metropolitana de Campinas, que compreende 19 municípios. A região possui uma população de aproximadamente 200 mil habitantes.
Vicentinho lembra ainda que Hortolândia possui em sua área territorial empresas de grande porte tecnológico, como a IBM (tecnologia de informática), o que justifica o investimento em educação. "Devido ao grande número de empresas instaladas na cidade, subentende-se que há muitas vagas de empregos", afirma o deputado.
Caso a proposta seja aprovada e vire lei, o Ministério da Educação terá 180 dias para tomar as providências necessárias à elaboração do estatuto da universidade.
Tramitação Reportagem - Newton Araújo Jr.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Noéli Nobre
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br