Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão de Trabalho elege Airton Faleiro para presidente

Deputado defendeu a necessidade de segurança jurídica para os trabalhadores e para as empresas

15/03/2023 - 13:43  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Instalação e eleição da Comissão de Trabalho. Dep. Airton Faleiro (PT - PA)
Airton Faleiro: entre as prioridades está a política para atualização do salário mínimo

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados elegeu para presidente o deputado Airton Faleiro (PT-PA). Ele recebeu 14 votos. O parlamentar está no segundo mandato e antes foi deputado estadual, presidente da federação dos agricultores do Pará e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag).

“A participação das entidades sindicais dá vida aos trabalhos desta comissão, e precisamos manter essa relação”, disse Airton Faleiro, após agradecer o apoio dos partidos que formam a Federação PT-PCdoB-PV.

O deputado defendeu a necessidade de segurança jurídica para os trabalhadores e para as empresas. Entre os temas que devem ter prioridade, segundo ele, estão os trabalhadores por aplicativo e a política para atualização do salário mínimo. A escolha dos vice-presidentes ficou para outra reunião, ainda sem data marcada.

 

O que faz a comissão
Criada neste ano, a partir do desmembramento da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, o colegiado tem como atribuição analisar e debater a legislação relacionada à política salarial, regulamentação das profissões, segurança e medicina do trabalho, políticas de emprego e de aprendizagem, direito de greve, sindicalismo e Justiça do Trabalho.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.