Política e Administração Pública

Comissão de Fiscalização Financeira elege Bia Kicis para presidente

Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo

15/03/2023 - 12:22  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Reunião de Instalação e Eleição do Presidente e Vice-Presidente. Dep. Bia Kicis (PL - DF)
Bia Kicis: "Queremos que o Brasil consiga andar na linha"

A deputada Bia Kicis (PL-DF) foi eleita nesta quarta-feira (15) presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Ela recebeu 12 votos; houve ainda 2 votos em branco. Ela substituirá o ex-deputado Paulinho da Força (SP) no cargo. A escolha para as três vice-presidências do colegiado será realizada em outra data.

Kicis é a primeira mulher a presidir a comissão. “Não estamos aqui para fazer estardalhaço. Estamos aqui para fiscalizar, com responsabilidade. Queremos que o Brasil consiga andar na linha, com respeito ao ordenamento jurídico”, disse a deputada.

 

 

Perfil
Kicis está no segundo mandato de deputado federal. Na legislatura anterior, atuou como vice-líder do governo no Congresso Nacional e presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde também foi a primeira mulher a ocupar o cargo. A parlamentar é subprocuradora-geral do Distrito Federal aposentada.

O que faz a comissão
Entre outros temas, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle debate e vota iniciativas relacionadas ao acompanhamento e à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial na administração federal em geral, bem como representações e relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU).

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.