Política e Administração Pública

Proposta cria cargos para reforço do Ministério Público do Trabalho

Augusto Aras diz que mudança ajudará a reduzir a desproporcionalidade entre os integrantes do Ministério Público do Trabalho e os do Poder Judiciário Trabalhista

02/01/2023 - 16:11  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Procurador-Geral da República, Augusto Aras, em cerimônia de posse da ministra Rosa Weber na Presidência do STF.
Aras: objetivo é reestruturar número de membros e de servidores do MPT

O Projeto de Lei 3006/22, da Procuradoria-Geral da República, transforma 173 cargos de analista e 173 cargos de técnico do Ministério Público da União em 12 cargos de subprocurador-geral do Trabalho, 65 cargos de procurador regional do Trabalho e 77 cargos em cargos em comissão no Ministério Público do Trabalho.

No texto em análise na Câmara dos Deputados, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirma que o objetivo é reestruturar o número de membros e de servidores do Ministério Público do Trabalho. Não haverá aumento de despesas.

Augusto Aras diz ainda que a mudança ajudará a reduzir a desproporcionalidade entre os integrantes do Ministério Público do Trabalho e os do Poder Judiciário Trabalhista. Segundo ele, hoje são 127 procuradores regionais para 556 juízes.

Pela Constituição, é atribuição exclusiva do procurador-geral da República, na qualidade de chefe do Ministério Público da União, propor ao Poder Legislativo os projetos de lei sobre a criação e a extinção de cargos na carreira.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3006/2022

Íntegra da proposta