Política e Administração Pública

Câmara rejeita indicação de Luiz Otávio para vaga no TCU

13/12/2006 - 21:08  

O Plenário rejeitou nesta quarta-feira, por 182 votos a 146 e 13 abstenções, o Projeto de Decreto Legislativo 1353/04, do Senado, que indicava o nome do senador Luiz Otávio Oliveira Campos (PMDB-PA) para vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) que cabe àquela Casa preencher segundo a Constituição.

Na discussão da matéria, os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Paulo Rubem Santiago (PT-PE), Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e João Fontes (PDT-SE) discursaram contra a indicação. Alencar lembrou que o senador sofre denúncias de tráfico de influências, falso testemunho e outras, presentes em inquérito do Ministério Público Federal que está no Supremo Tribunal Federal (STF).

Luiz Otávio é acusado de ter supostamente dado quitação, em nome da empresa Rodomar Ltda., de sua propriedade, do recebimento de 13 balsas de mil toneladas cada uma que não foram construídas e haviam sido financiadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de cinco milhões de dólares (cerca de R$ 10,75 milhões).

O deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA) defendeu a indicação do colega de partido e criticou o que chamou de prejulgamento feito pelos deputados. "Há o inquérito, há a acusação, mas ninguém pode ser condenado sem ter direito a defesa e a julgamento", afirmou.

Notícias anteriores:
Aroldo Cedraz é eleito para cargo de ministro do TCU

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.