Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão aprova oferta gratuita de cursos de informática em instituições públicas para idosos

Objetivo é ampliar uso de novas tecnologias da informação por idosos e promover independência e socialização dessa parcela da população

19/12/2022 - 10:38  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Proposições Remanescentes do Dia Anterior. Dep. Merlong Solano(PT - PI)
Merlong Solano recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que torna obrigatória a oferta gratuita de cursos de inclusão digital em entidades públicas de acolhimento de idosos.

Segundo o texto, o Programa de Inclusão Digital para Idosos prevê cursos específicos para demonstrar, de maneira acessível e didática, o modo de uso e as facilidades trazidas pela tecnologia digital.

Entre os objetivos do programa estão a ampliação do uso de novas tecnologias da informação por idosos e a promoção da independência, da produtividade e da socialização dessa parcela da população.

O relator, deputado Merlong Solano (PT-PI), defendeu a aprovação do Projeto de Lei 1395/22, do deputado Alexandre Frota (Pros-SP), e do apensado (PL 1398/22) na forma de um substitutivo apenas para aperfeiçoar aspectos de redação.

“As proposições ora analisadas vêm em boa hora. O objetivo de ambas é oferecer, de forma obrigatória e gratuita, o acolhimento a idosos com o acesso a cursos de inclusão digital”, observou o relator.

“É muito importante a existência farta de cursos destinados aos idosos a fim de que, com o uso das tecnologias digitais, elas possam participar mais ativamente da sociedade”, completou.

Merlong ressaltou, por fim, que eventuais questionamentos sobre a adequação orçamentária da proposta serão analisados nas comissões competentes.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta