Audiência vai discutir banco de imagens de satélite
04/12/2006 - 20:07
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizará audiência pública para discutir a criação de um banco de imagens do território brasileiro feitas por satélite. Os autores do requerimento aprovado no dia 22, deputados Alexandre Cardoso (PSB-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP), afirmam que o arquivo representará uma economia de dezenas de milhares de dólares nos gastos com a compra das imagens.
Isso porque permitirá a aquisição em escala, rapidez na disponibilização de dados e compartilhamento das imagens entre órgãos federais, estaduais e municipais, evitando que uma mesma fotografia seja comprada duas vezes.
Os dois deputados alegam ainda que as imagens obtidas por satélite têm importância estratégica para o desenvolvimento nacional porque são o único meio de monitorar áreas extensas e de difícil acesso, como a Amazônia brasileira e as fronteiras nacionais. Podem, também, ser úteis para conhecer o uso e a ocupação das terras brasileiras.
"As imagens de satélites do território brasileiro têm sido utilizadas em uma grande variedade de aplicações de caráter estratégico, desde a cartografia, passando por gestão ambiental, cadastramento urbano, telecomunicações, até defesa nacional", afirmam Cardoso e Erundina.
Convidados Da Redação/SC
Deverão participar da audiência, que ainda não tem data marcada, os ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; da Defesa, Waldir Pires; do Gabinete da Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix; o presidente da Agência Espacial Brasileira, Sérgio Gaudenzi; e o chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo Miranda.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR