Agropecuária

Agricultura fará audiência para discutir crise do algodão

04/12/2006 - 18:56  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará audiência pública para discutir a crise na cadeia de produção de algodão e derivados.

O requerimento para a realização do debate, aprovado na última quarta-feira (29), é do deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), que acredita na liderança mundial do Brasil no setor. Isso porque, segundo o parlamentar, o País tem requisitos como área para expandir a produção, recursos humanos qualificados, clima favorável e tecnologia. Mas essa liderança não acontece, em sua avaliação, por causa de dois problemas: a produção subsidiada dos Estados Unidos e o que o deputado considera morosidade da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, que ainda não decidiu sobre o uso de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no País.

Caiado afirma que são cultivados no mundo mais de sete milhões de hectares de algodão transgênico sem que tenha sido verificado problema ambiental ou de saúde. "Porém, no Brasil, os cotonicultores acumulam elevados prejuízos utilizando a tecnologia tradicional, que tem custos de produção muito altos", critica. "O uso da biotecnologia permitiria, ainda, reduzir os elevados índices de contaminação por agrotóxicos no Brasil", completa o deputado.

A audiência ainda não tem data marcada para ocorrer.

Da Redação/SC

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.