Direitos Humanos

Comissão de Legislação Participativa discute previsão orçamentária para combater violência contra crianças

06/12/2022 - 08:06  

Depositphotos
Duas crianças escondem o rosto. Uma delas segura um urso de pelúcia
Orçamento não traz diretriz sobre combate a violência infantil

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (6) a prevenção à violência contra crianças e adolescentes no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023.

As deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Maria do Rosário (PT-RS), que pediram a audiência, afirmam que a prevenção da violência contra crianças e adolescentes pode ser prevenida já no orçamento público.

Elas reclamam, no entanto, que não há diretriz nesse sentido na na legislação orçamentária da União.

"A ausência de dotação orçamentária exclusiva e com proteção fiscal na Lei Orçamentária Anual torna letra morta as ações de prevenção previstas nos planos setoriais que tem suas implementações obstaculizadas por questões operacionais e de dotação de recursos", afirmam as deputadas no documento em que pedem o debate.

Foram convidados para discutir o assunto representantes dos seguintes órgãos, entre outros:
- Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)
- Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes
- Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual

A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 14 horas. Haverá transmissão ao vivo do evento na página oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Os interessados poderão participar pelo chat.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.