Saúde

Projeto prevê campanha permanente de conscientização sobre doença falciforme

07/11/2022 - 15:00  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Instalação dos trabalhos e eleição de Presidentes e Vice-Presidentes. Dep. Ossesio Silva REPUBLICANOS - PE
Deputado Ossesio Silva, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 4177/21 obriga o Poder Executivo a instituir, por meio do Ministério da Saúde, campanha permanente de conscientização e orientação da doença falciforme. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, a campanha deverá informar à população, inclusive através de publicidade acessível a pessoas com deficiência, as causas, sintomas, os meios de prevenção e de tratamento da doença.

O autor do projeto, deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), disse que a campanha visa conscientizar a população sobre a enfermidade.

A anemia falciforme é a doença genética e hereditária mais predominante no Brasil e no mundo. Ela é caracterizada por alterações no sangue. Os glóbulos vermelhos se tornam rígidos, assumem formato de foice (daí o nome da doença), dificultando a passagem de oxigênio para os órgãos.

Expectativa de vida
Silva afirma que as pessoas com a doença falciforme são mais propensas a contrair infecções e a desenvolver úlceras de difícil cicatrização nas pernas. “As pesquisas indicam que a expectativa de vida de indivíduos com essa doença é, em média, 20 anos mais baixa em relação à de quem não tem o problema”, disse Silva.

“A gravidade desse cenário impõe medidas urgentes do poder público e da sociedade civil para combater essa doença, com o objetivo de ampliar o olhar para essa patologia, que além de causar sintomas gravíssimos, também está associada à baixa expectativa de vida”, concluiu.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta