Direitos Humanos

Projeto facilita acesso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista a salas de cinema

03/11/2022 - 11:44  

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Deputado Fábio Trad fala ao microfone
O autor da proposta, deputado Fábio Trad

O Projeto de Lei 9972/18, do deputado Fábio Trad (PSD-MS), obriga as salas de cinema a reservar, no mínimo, uma sessão mensal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, durante as sessões não deverá ser exibida publicidade comercial, as luzes deverão ficar levemente acessas, e o volume de som será reduzido.

O texto estabelece ainda que os indivíduos com TEA e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de cinema, podendo entrar e sair ao longo exibição. As sessões deverão ainda ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, que será afixado na entrada da sala.

Depositphotos
Várias mãos seguram uma fita de tecido ilustrada com peças de um quebra-cabeça colorido
O quebra-cabeças colorido é o símbolo mundial do espectro autista

Inclusão
Trad afirma que o projeto tem de finalidade assegurar a inclusão social das pessoas com autismo. Ele afirma que o acesso deste público ao cinema não é uma tarefa fácil.

“A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por longo tempo torna uma sessão convencional de cinema, para essas pessoas, um desafio por vezes intransponível”, disse.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9972/2018

Íntegra da proposta