Saúde

Comissão debate instituição do Dia das Remadoras Rosa

25/10/2022 - 07:38  

Depositphotos
Mulheres praticam dragon boat
Mulheres praticam dragon boat

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (25) a instituição do Dia Nacional das Remadoras Rosa do Brasil de Dragon Boat  – a ser comemorado em 3 de outubro –, e o Dia Nacional da Remada Rosa das Remadoras Rosa do Brasil, – a ser celebrado no primeiro domingo de outubro –, como forma de divulgar os benefícios da prática desportiva para as mulheres, especialmente na reabilitação das que tiveram câncer de mama. O debate atende a sugestão da deputada Tereza Nelma (PSD-AL).

As duas datas propostas foram escolhidas de modo que a sua celebração aconteça no início do mês dedicado ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, consagrado como Outubro Rosa.

Prática milenar
A deputada explica que a remada em dragon boat é uma atividade náutica milenar, de origem chinesa, realizada em barcos de até 46 pés, com a participação de 22 tripulantes. São 20 remadores (dez de cada lado), um diretor no leme, na popa (parte traseira da embarcação) e um baterista na proa (parte da frente), que é quem toca o tambor que impõe ritmo à remada do grupo.

Segundo a deputada, estudos indicam que a remada em embarcações como o dragon boat é extremamente benéfica para o processo de reabilitação das pacientes que passaram pela mastectomia e retirada de linfonodos axilares.

"A repetição ritmada de movimentos dos braços e ombros, áreas mais afetadas pelas sequelas desse tipo de tratamento do câncer de mama, fortalece a cadeia peitoral, aumenta a amplitude articular e melhora a circulação, diminuindo e prevenindo o linfedema", explica Tereza Nelma.

Debatedores
Foram convidados, entre outros:
- a fundadora da Associação Canomama de Saúde Esporte e Cultura do Distrito Federal, Larissa Lima;
- a fisioterapeuta Nádia Oliveira Gomes;
- a paciente oncológica Cleusa Afonso; e
- representante Sociedade Brasileira de Mastologia, Lígia Maria Teixeira Pereira Porciúncula.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 14.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.