Educação, cultura e esportes

Comissão aprova proposta que torna Cerro Azul (PR) a “capital da ponkan”

13/10/2022 - 11:19  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Debate sobre a revisão do Anexo C do tratado de Itaipu, por parte do Brasil e Paraguai. Dep. Rubens Bueno CIDADANIA - PR
Rubens Bueno, relator na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 10704/18, do deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR), que confere a Cerro Azul (PR) o título de “Capital Nacional da Ponkan”. Ponkan é uma espécie de tangerina de sabor doce e casca grossa. Como tramitava em caráter conclusivo, o texto pode seguir para análise do Senado.

“O município de Cerro Azul é conhecido como o principal produtor de ponkan no Brasil”, disse Wandscheer ao apresentar a proposta. “Essa vocação permite que o município receba o título sem qualquer discriminação aos entes federativos”, concordou o deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), relator na CCJ.

Segundo Bueno, o município de Cerro Azul responde por 9,8% da oferta nacional das variedades ponkan, montenegrina e murcote. “Em 2020, nas Centrais de Abastecimento do Paraná foram vendidas 40,9 mil toneladas, que renderam mais de R$ 86 milhões, alavancando a economia local e nacional”, disse o deputado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta