Canal de checagem de notícias da Câmara completa três anos
Desde que entrou em funcionamento, o Comprove checou 177 informações
19/09/2022 - 17:37 • Atualizado em 19/09/2022 - 19:10
O Comprove, canal de checagem de notícias relacionadas à Câmara dos Deputados, completa três anos em 25 de setembro. Por meio desse serviço, o cidadão pode tirar dúvidas sobre conteúdos recebidos pelas redes sociais ou divulgados em sites da internet.
Desde que entrou em funcionamento, o Comprove recebeu 4.666
demandas. Desse total, 177 estavam dentro do escopo e foram checadas. As dúvidas do cidadão podem ser encaminhadas para o número de WhatsApp +55 (61) 99660-2003.
As demandas mais frequentes se referem ao processo legislativo, à atividade parlamentar e à votação de propostas (muitas delas sobre Covid-19).
As checagens mais vistas no site do Comprove foram:
- Falso - Aposentadoria de deputado após 1 mandato - 40.761;
- Falso - proposta de reforma do Congresso Nacional - 22.279.
Coordenadora de atendimento do Comprove, a servidora Ana Marusia Lima explica que o WhatsApp foi escolhido porque é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil. "A pesquisa Digital 2022 mostra que mais de 96% dos usuários de redes sociais brasileiros utilizam WhatsApp, mais ou menos 165 milhões de usuários", informa a servidora. "Pelo WhatsApp as pessoas recebem e difundem fake news e também pelo WhatsApp elas podem rebater essas notícias falsas”, acrescenta Ana Marusia.
Parceria com o TSE
Nestas eleições, a Câmara dos Deputados e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram parceria para combater as notícias falsas e adotar medidas para desestimular e denunciar condutas ilegais em campanhas, como o envio em massa de mensagens de propaganda política que violam a legislação.
A parceria também prevê a defesa da integridade do processo eleitoral e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação e a difusão de conteúdos oficiais do TSE.
Da Redação/WS