Meio ambiente e energia

Comissões promovem debate sobre contratação de navios-usina em Sepetiba

03/08/2022 - 07:36  

Tania Rego/Agência Brasil
Ilha da Marambaia(RJ) - Vista da Praia da Pescaria Velha na Ilha da Marambaia, Baía de Sepetiba (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Vista da Praia da Pescaria Velha na Ilha da Marambaia, baía de Sepetiba

As comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debatem nesta quarta-feira (3) a contratação de navios-usina na baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. O debate foi solicitado pelos deputados Talíria Petrone (Psol-RJ) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

Talíria Petrone explica que o local onde está previsto o projeto que visa a instalação de quatro termoelétricas a gás sobre balsas flutuantes e mais 36 torres de transmissão na baía de Sepetiba, representa um hotspot da biodiversidade marinha, classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como de importância biológica extremamente alta.

“Trata-se de um ecossistema, com áreas de manguezal e Mata Atlântica, que abriga várias espécies da fauna marinha ameaçadas de extinção, como o boto-cinza e a tartaruga-cabeçuda. A baía de Sepetiba, além da relevância ecológica e turística, também é fundamental para a geração de renda de milhares de pescadores, pescadoras e marisqueiras”, afirma a deputada.

O deputado Rodrigo Agostinho acrescenta que a contratação dos navios-usina foi medida emergencial para garantir a oferta de energia e custará de R$ 3 bilhões ao ano. “O valor de contratação por megawatt-hora foi de até R$ 635,00, o que chega a ser cerca de sete vezes maior que o valor médio contratado em outros leilões”, afirma.

Foram convidados, entre outros:
- o representante do Instituto Internacional Arayara John Wurdig;
- o representante do Observatório do Petróleo e Gás Juliano Bueno; e
- o representante da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos e Comunidades Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (Confrem Brasil) Flávio Lontro.

O debate será realizado às 15h30, no plenário 9. Os interessados podem acompanhar o debate e participar da discussão pela internet.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.