Direito e Justiça

Projeto restringe concessão de liberdade condicional

21/09/2006 - 12:43  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7224/06, do Senado, que veda ao condenado reincidente por crime doloso, punido com o regime de reclusão, o benefício da liberdade condicional após o cumprimento de metade da pena. A intenção é que reincidentes em crimes mais graves não possam ser beneficiados.
De acordo com o autor da proposta, senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS), a Lei 10792/03, que alterou a Lei de Execução Penal, permitiu que sejam liberados presos que não têm condições de obter esse benefício. Ele explicou que hoje não é mais necessária a avaliação técnica das condições do preso para que ele possa obter a liberdade condicional. Basta que o diretor da prisão ateste bom comportamento carcerário. Além de subjetivo, argumenta o senador, esse tipo de avaliação é afetada pelas relações entre os condenados e as autoridade e pode não ser isenta. De acordo com o senador, a exclusão da análise de mérito do preso e da avaliação criminológica foi precipitada e exige hoje um disciplinamento mais rígido na regulação da liberdade condicional.

Tramitação
A proposição está sujeita à avaliação do Plenário e tramita em regime de prioridade. Será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7224/2006

Íntegra da proposta