Educação, cultura e esportes

Comissão de Educação escolhe vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de 2022

Conif, Enap e Todos pela Educação vão receber o prêmio neste ano

13/07/2022 - 14:05  

João Viana / Semcom
Professora dá aula para uma turma de crianças pequenas
Um dos premiados busca melhorar a qualidade da educação básica no País

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (13) os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. O prêmio é concedido anualmente, pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora, a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Neste ano, a premiação será concedida às seguintes instituições:

  • Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação (Conif) - indicado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO)

O Conif é formado por 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – e atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

  • Escola Nacional de Administração Pública (Enap), indicada pelo deputado Tiago Mitraud (Novo-MG)

Criada em 1986, a escola nasceu com a promessa de transformar a cultura e o modelo mental de cada agente público, com a missão de formar e desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade.​

  • Todos pela Educação, indicada pelo deputado Professor Israel Batista (PSB-DF)

Organização sem fins lucrativos que busca mudar a qualidade da educação básica no Brasil.

Confira quem eram os dez finalistas

A sessão solene para entrega do prêmio será realizada em 22 de novembro.

Darcy Ribeiro
Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas.

Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (Ciep). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.