Região de Jundiaí pode ganhar universidade federal
08/09/2006 - 09:24
O Projeto de Lei 7039/06, do deputado Durval Orlato (PT-SP), autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Jundiaí e Região (Unifej). A instituição será voltada ao desenvolvimento regional, com atividades de ensino, pesquisa e extensão.
"Há uma grande demanda por ensino superior na região de Jundiaí, onde um considerável contingente de estudantes trabalha a duras penas para pagar as mensalidades", argumenta o deputado.
Abrangência
Durval Orlato ressalta que Jundiaí tem mais de 350 mil habitantes e é cortada por duas grandes rodovias (Bandeirantes e Anhangüera). A universidade, segundo ele, também beneficiaria alunos de municípios como Várzea Paulista, Louveira, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Itatiba, Jarinu, Cajamar e Cabreúva.
Ele acrescenta que, com uma economia ligada a diferentes atividades - como fabricação de alimentos e bebidas industrializados ou artesanais, produção de cerâmica, metalurgia e armazenagem -, a região tem recebido, nos últimos anos, um grande número de pessoas que deixam a capital paulista "em busca de qualidade de vida".
Tramitação Reportagem - Luciana Mariz
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, vai ser analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br