Hino Nacional poderá ser obrigatório antes de competições
01/09/2006 - 19:31
O Projeto de Lei 7025/06, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), determina a execução do Hino Nacional antes do início das competições esportivas realizadas no País. A proposta muda a Lei 5700/71, que trata da forma e da apresentação dos símbolos oficiais do Brasil, e tem o objetivo de familiarizar a população com o hino.
André Figueiredo considera que o cântico é o mais marcante e popular dos símbolos brasileiros. Ele lamenta, porém, que uma grande parte da população não saiba cantá-lo, o que pode ser constatado durante as premiações de atletas brasileiros em competições internacionais e as apresentações de seleções esportivas.
Ensino
A Lei 5700/71 determina, por exemplo, o hasteamento da bandeira nacional pelo menos uma vez por semana nas escolas, durante o ano letivo. Os alunos também aprendem o desenho e o significado da bandeira e a interpretação da letra do hino.
O deputado argumenta, porém, que tais medidas são insuficientes para promover o conhecimento do Hino Nacional pelo povo: "Ainda gaguejamos, titubeamos, alteramos a ordem das estrofes, erramos a letra, ou simplesmente nos calamos na hora de cantar o hino", lamenta.
Tramitação Reportagem - Newton Araújo Jr.
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição – Noéli Nobre
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ