Consumidor

Projeto defende fatura detalhada de tarifa pública

01/09/2006 - 11:26  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7018/06, do deputado Ivo José (PT-MG), que obriga as concessionárias de serviços públicos a discriminar nas contas a composição do débito. A proposta, que altera a Lei 8987/95, estabelece que a concessionária deverá possibilitar, como opção para o consumidor, a quitação apenas dos valores referentes ao serviço prestado e dos respectivos tributos incidentes. Pagos esses encargos, o consumidor não poderá ter o fornecimento dos serviços interrompidos.
Segundo o autor do projeto, a medida vai possibilitar que o usuário tenha maior consciência do peso dos tributos no total que lhe é cobrado pela concessionária. "Além disso, as faturas incluem freqüentemente outros serviços, como seguros residenciais e até tributos não incidentes sobre o serviço que prestam, a exemplo da contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública, cobrada por diversas concessionárias de energia elétrica em função de convênios firmados com as prefeituras municipais", sustenta Ivo José.
Para o deputado, o não-pagamento dessa contribuição, por exemplo, deveria ocasionar apenas a inscrição do contribuinte na dívida ativa municipal e não em eventual corte no fornecimento de energia elétrica.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7018/2006

Íntegra da proposta