Política e Administração Pública

Deputado detalha comemorações da Câmara sobre o bicentenário da Independência do Brasil

Eventos comemorativos da data começaram a ser realizados na Câmara em 2017; no fim deste mês a Casa promove seminário sobre o tema

27/06/2022 - 18:34  

Os 200 anos da Independência do Brasil serão comemorados em seminário

O deputado Enrico Misasi (MDB-SP) detalhou em entrevista à Rádio Câmara os preparativos que a Casa está realizando para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil. Misasi explicou que desde 2017 o Parlamento está envolvido com os preparativos do bicentenário. Nesta semana, a Câmara promove, de 28 a 30 de junho, o seminário "O Movimento da Independência: Ontem e Hoje - 200 Anos de Independência do Brasil”.

“Já houve exposições, sessões solenes, palestras, livro que têm sido escrito pela consultoria legislativa. Também tivemos parceria com os Correios com selos comemorativos da Independência e envolvido várias instituições como IBGE, Academia Brasileira de Letras, com a participação de professores, lideranças, intelectuais que participam sobreo tema”, explicou.

No seminário, que terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, serão discutidos episódios da vida de alguns heróis da pátria, sua visão política, seus valores pessoais e a herança que deixaram.

As inscrições podem ser feitas pela página do evento no portal da Câmara.

Os debates vão reunir alguns dos principais intelectuais e escritores engajados no estudo e na divulgação da Independência do Brasil, entre os quais os historiadores Jorge Caldeira e Isabel Lustosa. Também foram convidados o ex-presidente da República José Sarney e o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo.

Segundo Enrico Misasi, um dos objetivos do seminário é refletir sobre o projeto de País que vem sendo construído desde 7 de setembro de 1822. O deputado disse ainda que, depois do evento, a Câmara vai lançar dois livros sobre o tema, um sobre dom Pedro I e outro sobre o movimento da Independência.  No dia 7 de setembro será realizada ainda uma sessão solene no Congresso.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Ana Chalub

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.