Educação, cultura e esportes

Comissão discute planejamento de entidades da vela para os jogos olímpicos de 2024

Debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal e-Democracia

28/06/2022 - 08:29  

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Um barco a vela navega no mar
A vela já trouxe 19 medalhas para o Brasil

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove nova audiência pública nesta terça-feira (28) sobre o ciclo olímpico Paris 2024. Desta vez, será discutido o planejamento para a vela.

"A vela é uma das modalidades esportivas que mais trouxe medalhas para o Brasil na história. Ao todo, foram 19 medalhas, sendo 8 de ouro, 3 de prata e 11 de bronze", afirma o deputado Luiz Lima (PL-RJ), que pediu a realização do debate.

Ele lembra que, desde a edição dos jogos na Cidade do México, a vela tem conquistado resultados expressivos no quadro de medalhas e só não trouxe medalhas nas edições de Munique (1972) e Barcelona (1992).

"Os resultados alcançados nos últimos anos, especialmente após a destinação de recursos públicos das loterias, no entanto, podem ser melhorados neste e no próximo ciclo olímpico", afirma Lima.

Foram convidados para participar do debate, entre outros, o representante dos treinadores de Vela Cláudio Biekarck e o medalhista olímpico Lars Grael.

A audiência será realizada a partir das 16 horas, no plenário 4, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.