Política e Administração Pública

PEC limita substituição do presidente da República

11/08/2006 - 08:40  

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 552/06, do deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), que restringe a substituição do presidente da República apenas para períodos de ausência superiores a 15 dias, com a devida licença do Congresso Nacional. Atualmente, o presidente é substituído em qualquer ausência do País pelo vice-presidente e, em caso de impossibilidade deste, pelos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal - nessa ordem.
Segundo o deputado, a PEC adapta a Constituição "às novas facilidades de transporte e de comunicações, que permitem ao mandatário do país manter-se conectado com a nação em qualquer lugar". Para Arnaldo Madeira, "as viagens constantes e por tempo reduzido acabam causando conflitos de agenda para os substitutos".

Tramitação
A proposta tramita apensada à PEC 576/02, do ex-deputado Ronaldo Vasconcellos, que desobriga a substituição presidencial em casos de viagens oficiais. A admissibilidade das matérias está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 552/2006

Íntegra da proposta