Projeto prevê trânsito livre para veículos fazendários
03/08/2006 - 20:21
Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 6829/06, do deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que dá aos veículos das administrações fazendárias da União, dos estados, do municípios e do Distrito Federal prioridade no trânsito e direito de parar em vias públicas. Além disso, esses automóveis poderão, nos termos do projeto, ultrapassar o limite de velocidade estabelecido quando o serviço exigir. "Os veículos oficiais utilizados [pelos fiscais da Fazenda] não podem deixar de perseguir o evadido, pois essa é a atividade-fim da fiscalização", disse o deputado. "Conseguindo deter o suposto sonegador, onde estacionar?", questiona.
De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), apenas os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias têm as prerrogativas que Mauro Benevides quer estender aos veículos fazendários.
Reações violentas
O deputado acredita que sua proposta é viável, porque "no trânsito de mercadorias é comum encontrar veículos suspeitos que, ao serem interceptados, se lançam em fuga para evitar o pagamento do imposto devido".
Os auditores da Receita Federal tiveram assegurado, recentemente, o direito a porte de armas com argumentação semelhante. Os fiscais alegaram que, em suas atividades, são comuns ameaças e reações violentas, razão por que devem exercê-la armados.
Tramitação Reportagem - Edvaldo Fernandes
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Natalia Doederlein
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR