Meio ambiente e energia

Projeto institui campanha Agosto Limpo de combate a queimadas

Mês é quando ocorrem mais focos de incêndio na Amazônia e no Cerrado

20/07/2022 - 13:30  

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Reconhecimento de Pacientes com Fissura Palatina ou Labiopalatina. Dep. Francisco Jr. PSD-GO
Francisco Jr.: "As queimadas são um problema cultural e comportamental"

O Projeto de Lei 1353/22 institui a campanha nacional Agosto Limpo, de conscientização sobre o combate aos incêndios e queimadas no Brasil. A proposta, do deputado Francisco Jr. (PSD-GO), tramita na Câmara dos Deputados.

O texto encarrega o Poder Executivo de realizar ações de conscientização e sensibilização da população, podendo firmar parcerias com entidades públicas ou privadas. Tais ações poderão incluir a criação e a divulgação de material didático e ainda a realização de eventos educativos sobre o assunto.

Francisco Jr. lembra que, por ser um mês sem chuvas e com altas temperaturas, agosto registra um número elevado de focos de incêndios no País, especialmente na Amazônia e no Cerrado, muitos provocados por ações humanas, como o desmatamento para criar pastos.

“No Brasil, as queimadas são um problema cultural e comportamental de parte da população, sendo necessárias medidas que nos eduquem”, defende o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1353/2022

Íntegra da proposta