Direitos Humanos

Comissão aprova criação do programa Crédito da Mulher

Programa foi incluído no texto a partir de uma proposta apensada ao projeto principal

27/05/2022 - 18:42  

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Carmen Zanotto CIDADANIA - SC
Zanotto: "As mulheres devem estar no centro do debate econômico"

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria o programa Crédito da Mulher com o objetivo de aumentar a oferta de crédito em condições acessíveis a microempresas e empresas de pequeno porte dirigidas por mulheres.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) ao PL 1883/21. A proposta original tratava de diversas medidas para fomento ao crédito a essas empresas, inclusive taxas de juros reduzidas, mas não previa a criação do programa Crédito da Mulher.

A relatora manteve grande parte do texto original e optou por incluir uma política pública direcionada ao tema que estava prevista no projeto apensado (PL 2589/21). “Precisamos dessa construção de política pública, por meio do Crédito da Mulher, para reduzir algumas das diversas desigualdades que temos, especialmente quanto a gênero e raça”, disse.

Pelo relatório, um regulamento editado pelo Executivo vai definir os critérios a serem observados pelas instituições financeiras para que seja alcançada igualdade na cobertura de financiamentos, segundo a distribuição por sexo.

O texto também inclui previsão de percentual mínimo de crédito para empreendimentos de mulheres negras, conforme a proporção de mulheres negras sobre o total de mulheres em cada estado e Distrito Federal.

“Acreditamos que as mulheres devem estar presentes no centro do debate econômico nacional, considerando-se também a importância da inserção das mulheres negras nas políticas públicas. Não haverá retomada econômica sustentável se não forem combatidas desigualdades”, sustentou Zanotto.

Pronampe
Pelo texto, um mínimo 25% dos recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) serão aplicados a financiamentos às microempresas e empresas de pequeno porte controladas e dirigidas por mulheres.

Tramitação
A proposta que tramita em caráter conclusivo ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais com a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1883/2021

Íntegra da proposta