Segurança

Comissão aprova inclusão de DNA na carteira de identidade

27/06/2006 - 10:51  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou a inclusão do mapeamento genético (DNA) na Carteira de Identidade. A medida, prevista no Projeto de Lei 5520/05, do deputado Félix Mendonça (PFL-BA), recebeu parecer favorável do relator Raul Jungmann (PPS-PE). O projeto prevê ainda a troca do papel por plástico rígido na confecção dos documentos de identificação.
O relator concordou com os argumentos de Mendonça sobre a melhoria do sistema de identificação nacional por meio da inclusão do código genético nas cédulas de identidade dos brasileiros. Segundo Mendonça, a medida evitará ainda muitos problemas como homonímia - duas pessoas com o mesmo nome -, além do uso indevido do documento por terceiros e fraudes.

Privacidade
Jungmann observou, contudo, que o projeto não se refere aos procedimentos para a coleta, armazenamento e emprego das amostras, nem argumenta sobre a compatibilidade desse procedimento com a manutenção da privacidade individual. De "extrema relevância" na visão do relator, esse aspecto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, destacou ele.
Raul Jungmann ressaltou também que há muitas dificuldades para implantação da medida. "O elevado custo do teste, a complexidade para a manutenção do sigilo dessas informações por parte dos institutos de identificação (o que inclui os órgãos de classe que estão autorizados a emitir identidades), as dimensões continentais do País e a inexistência de laboratórios em todas as regiões do Brasil", enumerou.
Apesar dessas dificuldades, Jungmann concluiu que "as vantagens apresentadas são significativamente importantes" e, por isso, votou a favor da proposta.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
CCJ aprova informações sobre deficiência na identidade
Carteira de identidade pode ter inscrição em braile
Peritos desaconselham DNA na carteira de identidade

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.