Ciência, tecnologia e Comunicações

Isenção fiscal para equipamento de fotógrafo e cinegrafista é vetada integralmente

Governo entendeu que medida contraria o interesse público, é inconstitucional e descumpre regras fiscais

05/05/2022 - 10:57  

Geraldo Magela/Agência Senado
Comunicação - jornalismo - imprensa rádio TV televisão repórteres jornalistas entrevistas opinião pública
Isenção valeria para uso exclusivo no exercício profissional

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente proposta que isenta de imposto os equipamentos e materiais importados para uso exclusivo no exercício da profissão de fotógrafo e cinegrafista. A mensagem presidencial com o veto foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5).

Segundo a Presidência, os ministérios da Economia e das Relações Exteriores sugeriram o veto por contrariedade ao interesse público, inconstitucionalidade e descumprimento das regras fiscais.

Não há data para análise do veto pelo Congresso Nacional. Para que seja derrubado é necessário a maioria absoluta dos votos de deputados (257) e senadores (41), computados separadamente.

De autoria do deputado licenciado Rodrigo Maia (RJ), o Projeto de Lei 2114/11 havia sido aprovado pela Câmara em 2015. A isenção valeria para produtos sem similar nacional e por cinco anos no Imposto de Importação, no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e em contribuições sociais ( PIS/Pasep e Cofins).

No Senado, o relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), sugeriu homenagem ao fotojornalista Orlando Brito (1950-2022), dando o nome dele à nova lei, pela “contribuição que fez acompanhando a história política brasileira”. A proposta foi aprovada pelos senadores em março, dias após a morte de Orlando Brito.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2114/2011

Íntegra da proposta