Direitos Humanos

Deputados preparam ação contra prostituição infantil no PA

11/05/2006 - 21:15  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai intensificar as apurações sobre denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Portel, próximo à Ilha de Marajó, no Pará. Também vai pedir ao Ministério Público e ao governador do estado, Simão Jatene, que troquem o promotor e o delegado que vêm acompanhando os casos. Os acusados de exploração sexual de jovens são vereadores e autoridades da região.
Hoje, dois integrantes da comissão participaram de audiência pública em Portel. Segundo o 1º vice-presidente do colegiado, deputado Luiz Alberto (PT-BA), familiares e vítimas relataram ameaças de morte e a conivência do promotor que deveria investigar o caso.
O promotor teria feito pressões para que as vítimas não falassem sobre os abusos sexuais. "Um vereador é o principal acusado de ter cometido estupro contra uma jovem de 13 anos. Tivemos inclusive que retirar uma outra jovem menor de idade do município, que estava sendo ameaçada de morte, e levar para outro local. Ela foi ameaçada e estuprada por um outro vereador", afirmou o deputado.

Acusados
Os vereadores mencionados pelo deputado Luiz Alberto são Alan de Souza Costa, conhecido como Bob Terra, e Adson de Azevedo Mesquita. Eles deixaram a cidade quando as denúncias foram feitas à Comissão de Direitos Humanos, há duas semanas.
De acordo com o deputado Luiz Couto (PT-PB), que também esteve na audiência, alguns dos presentes falaram de estupros em crianças menores de cinco anos.

Na próxima semana, no dia 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Notícias anteriores:
Aldo incluirá projetos pró-infância na pauta da Câmara
Crime sexual contra criança pode tornar-se hediondo

Reportagem - Daniele Lessa/Rádio Câmara
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.